A PerifaCon é uma convenção de cultura pop, geek e gamer criada em 2019 com o objetivo de democratizar o acesso a esse tipo de entretenimento nas periferias de São Paulo. O evento, também conhecido como "Comic Con das Favelas", foi idealizado por moradores da periferia para levar o universo nerd a um público que geralmente não consegue participar de grandes convenções devido aos altos custos e à distância.
Quem gosta e acompanha os eventos de cultura pop e gamer sabe dos altos custos para consumir esse tipo de conteúdo, com ingressos que passam de R$ 1000 por dia no caso da CCXP ou passar o dia em um pavilhão lotado com muitas filas, no caso da Brasil Game Show, geralmente longe das periferias.
A Perifacon chega para mostrar que o jovem da quebrada também é nerd, também é geek e também é consumidor desses produtos, mas precisa de eventos e preços mais acessíveis para conseguir fazer parte dessa socidade de consumo e entretenimento.
A Perifacon teve ingressos gratuitos e neste ano aconteceu no último final de semana, nos dias 25 e 26/10 na Fábrica de Cultura do Jardim São Luiz, na Zona Sul de São Paulo, próximo dos bairros de Campo Limpo e Capão Redondo. O evento contou com a participação de nomes conhecidos do universo pop, como Jovem Nerd, Podpah, Diva Depressão, Desce a Letra Show e Irmão do Jorel, que participaram de bate-papos e conversas no Teatro Transpetro.
Um dos destaques dessa edição foi a área de games independentes, que ainda estão em desenvolvimento mas que todos puderam jogar e testar, e também a área de jogos de mesa, os "boardgames". Quem passou pelos 2 dias de convenção pode ver muitos frequentadores vestidos com o seu personagem preferido. Muitos homens-aranha, zumbis e personagens dos games podiam ser vistos pelos corredores da Fábrica de Cultura.
A cada edição o evento vem se mostrando mais relevante para democratização da cultura pop para as periferias e o que falta é mais atenção dos fabricantes de jogos e consoles e dos produtores de filmes e séries, que já deveriam estar participando e apoiando o evento com mais frequência. Vida longa à cultura nerd das periferias!