CULTURA

Milton Nascimento publica vídeo histórico com Lô Borges: "acolheu Bituca em BH"

Amigos desde a década de 1960, Lô Borges e Milton Nascimento participaram do Clube da Esquina. Em nota, Ministério da Cultura expressa pesar pelo falecimento de "um dos grandes nomes da música brasileira".

Lô Borges e Milton Nascimento em vídeo divulgado por Bituca.Créditos: Reprodução de vídeo / Instagram
Escrito en CULTURA el

Parceiro de Lô Borges em Clube da Esquina, uma das canções mais icônicas da Música Popular Brasileira (MPB), Milton Nascimento publicou em seu perfil no Instagram um vídeo histórico ao lado do amigo, que o recebeu em Belo Horizonte nos anos 1960 e que morreu na noite deste domingo (2) aos 73 anos.

"Lô Borges foi - e sempre será - uma das pessoas mais importantes da vida e obra de Milton Nascimento", diz a publicação no perfil do Instagram, administrado pelo filho Augusto Nascimento.

Aos 82 anos e recém diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL), Milton Nascimento viveu uma "amizade e cumplicidade lindas, que resultaram em um dos álbuns mais reconhecidos da música no mundo: o Clube da Esquina", relata o texto.

As fotos e os vídeos mostram um pouco dessa cumplicidade de "décadas e mais décadas", que começou ainda nos anos 1960, quando Milton chegou a Belo Horizonte.

"Lô nos deixará um vazio e uma saudade enormes, e o Brasil perde um de seus artistas mais geniais, inventivos e únicos. Desejamos muito amor e força à família Borges, a qual acolheu Bituca em sua chegada a Belo Horizonte, lá nos anos 60 e, principalmente, ao seu filho Luca", diz o texto.

Ministério da Cultura

Em nota, o Ministério da Cultura, comandado pela cantora Margareth Menezes, expressou "seu profundo pesar pelo falecimento do cantor e compositor Lô Borges, um dos grandes nomes da música brasileira e figura fundamental do movimento Clube da Esquina".

"Sua trajetória é parte indissociável da história da música e da cultura nacional — um artista que, ao lado de Milton Nascimento, Beto Guedes, Fernando Brant, entre outros parceiros, construiu pontes entre o Brasil e o mundo por meio da arte. O MinC solidariza-se com familiares, amigos, fãs e com todo o povo brasileiro, que hoje se despede de um de seus mais talentosos e queridos músicos", diz o texto.

Nascido em 1952, Salomão Borges Filho (seu nome de batismo) marcou gerações com sua sensibilidade, sua voz única e suas composições que traduziram o espírito mineiro em forma de poesia e melodia. Obras como Clube da Esquina, Um Girassol da Cor do Seu Cabelo e O Trem Azul permanecem entre os maiores clássicos da nossa canção popular.

Internado desde 17 de outubro em uma UTI, Lô foi hospitalizado após uma intoxicação por medicamentos e chegou a ser submetido a ventilação mecânica. No dia 25 de outubro, passou por uma traqueostomia, mas não resistiu às complicações do quadro.
 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar