CAETANO VELOSO

Caetano e Bethânia são indicados ao Grammy 2026; e não é o latino

O Brasil tem tradição de destaque na premiação; em 1965, o país foi vitorioso com o álbum “Getz/Gilberto”, com Stan Getz, João e Astrud Gilberto

Caetano Veloso e Maria Bethânia.Créditos: Divulgação
Escrito en CULTURA el

Caetano Veloso e Maria Bethânia foram indicados ao Grammy 2026 na categoria Melhor Álbum de Música Global, com o disco ao vivo gravado em conjunto. A dupla concorre com nomes de peso da cena internacional, como o rapper nigeriano Burna Boy, o cantor indiano Siddhant Bhatia, o senegalês Youssou N'Dour, a banda de jazz Shakti e a britânica Anoushka Shankar, que disputa ao lado de Alam Khan e Sarathy Korwar.

A indicação foi anunciada nesta sexta-feira (7) pela Academia de Gravação dos Estados Unidos. A cerimônia do Grammy, maior premiação da música mundial, será realizada em 1º de fevereiro de 2026, em Los Angeles, e contará com 95 categorias no total.

Tradição

O Brasil mantém, assim, sua tradição de destaque na premiação. No ano passado, Milton Nascimento e Anitta também foram indicados, reforçando a presença da música brasileira na disputa internacional.

O auge da participação brasileira no Grammy ocorreu em 1965, quando “The Girl from Ipanema”, com Astrud Gilberto e Stan Getz, venceu Gravação do Ano, e o álbum “Getz/Gilberto”, com João Gilberto e Stan Getz, levou o prêmio de Álbum do Ano — duas das quatro principais categorias da cerimônia.

Desde então, artistas como Tom Jobim, Eumir Deodato, Sérgio Mendes, Milton Nascimento, Caetano Veloso e Gilberto Gil acumularam vitórias em outras categorias, consolidando o prestígio da música brasileira no cenário global.

Veja a lista completa dos indicados aqui.

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar