O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, estreia em circuito comercial na China em 16 de maio. A ideia dos exibidores foi coincidir sua estreia com a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estará no país entre os dias 12 a 14 para se encontrar com o líder Xi Jinping.
Antes, a obra dirigida por Walter Salles será exibida no Festival de Cinema de Pequim, que começou nesta sexta-feira (18), Ele está na lista de filmes estrangeiros que serão exibidos uma única vez, em 26 de abril. Os ingressos para a exibição na sala de 625 lugares se esgotaram rapidamente, segundo o jornal Folha de S. Paulo.
Te podría interesar
Outro filme brasileiro com elevada procura no festival foi O Último Azul, dirigido por Gabriel Mascaro, que tem seis sessões no festival. Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim, em fevereiro, o filme também tem todos os ingressos esgotados no evento.
No total, o festival de dez dias conta com 33 cinemas e mais de 300 filmes que serão exibidos.
Te podría interesar
Restrição chinesa aos filmes dos EUA
Ainda Estou Aqui também entra no circuito comercial chinês em um momento importante, já que, após a imposição de tarifas de importação abusivas por parte do governo de Donald Trump, a China também passou a adotar uma restrição maior à entrada de filmes estadunidenses no país.
“A ação equivocada do governo americano de impor tarifas abusivas à China inevitavelmente reduzirá ainda mais a preferência do público doméstico pelos filmes americanos”, afirmou a Administração do Cinema chinesa em um comunicado emitido em 10 de abril. “Seguiremos as regras do mercado, respeitaremos a escolha do público e reduziremos moderadamente o número de filmes americanos importados.”
Segundo o Guardian, a China é o segundo maior mercado cinematográfico do mundo, depois dos EUA, embora nos últimos anos a oferta doméstica tenha superado as importações de obras de Hollywood. E a recente restrição chinesa já representa um golpe duro para os estúdios ocidentais, causando uma queda das ações da Walt Disney Co, Paramount Global e Warner Bros Discovery Inc.
Ao mesmo tempo, o país asiático tem apostado em produções próprias. O filme de animação de fantasia Ne Zha 2, sobre uma criança lutando contra monstros da mitologia chinesa, foi lançado no final de janeiro e já arrecadou US$ 1,8 bilhão na China, além de US$ 20 milhões nos EUA.