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'Ainda Estou Aqui' chega aos cinemas da China em meio a visita de Lula

Filme brasileiro estreia na China em maio, enquanto país asiático restringe exibição de produções dos EUA

Créditos: Divulgação
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O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, estreia em circuito comercial na China em 16 de maio. A ideia dos exibidores foi coincidir sua estreia com a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estará no país entre os dias 12 a 14 para se encontrar com o líder Xi Jinping.

Antes, a obra dirigida por Walter Salles será exibida no Festival de Cinema de Pequim, que começou nesta sexta-feira (18), Ele está na lista de filmes estrangeiros que serão exibidos uma única vez, em 26 de abril. Os ingressos para a exibição na sala de 625 lugares se esgotaram rapidamente, segundo o jornal Folha de S. Paulo.

Outro filme brasileiro com elevada procura no festival foi O Último Azul, dirigido por Gabriel Mascaro, que tem seis sessões no festival. Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim, em fevereiro, o filme também tem todos os ingressos esgotados no evento.

No total, o festival de dez dias conta com 33 cinemas e mais de 300 filmes que serão exibidos.

Restrição chinesa aos filmes dos EUA

Ainda Estou Aqui também entra no circuito comercial chinês em um momento importante, já que, após a imposição de tarifas de importação abusivas por parte do governo de Donald Trump, a China também passou a adotar uma restrição maior à entrada de filmes estadunidenses no país.

“A ação equivocada do governo americano de impor tarifas abusivas à China inevitavelmente reduzirá ainda mais a preferência do público doméstico pelos filmes americanos”, afirmou a Administração do Cinema chinesa em um comunicado emitido em 10 de abril. “Seguiremos as regras do mercado, respeitaremos a escolha do público e reduziremos moderadamente o número de filmes americanos importados.”

Segundo o Guardian, a China é o segundo maior mercado cinematográfico do mundo, depois dos EUA, embora nos últimos anos a oferta doméstica tenha superado as importações de obras de Hollywood. E a recente restrição chinesa já representa um golpe duro para os estúdios ocidentais, causando uma queda das ações da Walt Disney Co, Paramount Global e Warner Bros Discovery Inc.

Ao mesmo tempo, o país asiático tem apostado em produções próprias. O filme de animação de fantasia Ne Zha 2, sobre uma criança lutando contra monstros da mitologia chinesa, foi lançado no final de janeiro e já arrecadou US$ 1,8 bilhão na China, além de US$ 20 milhões nos EUA.

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