A premiação mais famosa do cinema surgiu em 1929: é a cerimônia do Oscar, ou "Academy Awards", seu título oficial. Os prêmios, divididos entre 23 categorias e concedidos anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, são os mais almejados por profissionais e técnicos da indústria cinematográfica.
Ao longo das últimas décadas, só três filmes alcançaram o marco histórico de 11 estatuetas em uma só edição do prêmio, e se consolidaram como as obras cinematográficas mais premiadas da história do Oscar. Saiba quais foram elas.
Te podría interesar
Ben-Hur, de 1959
Estreada em Nova York em 1959, Ben-Hur é uma produção com a direção de William Wyler, baseada no romance homônimo: Ben-Hur: A Tale of the Christ, de Lew Wallace.
Créditos: Wikipedia
O filme conta a história de um príncipe judeu que é condenado a viver como escravo por seu amigo de juventude, Messala, em meio à opressão do Império Romano na Judeia do século I. Depois de passar anos como escravo, ele volta para se vingar, mas acaba tendo um encontro com Cristo que o faz mudar de ideia.
A narrativa de redenção de Ben-Hur foi indicada a 14 categorias do Oscar, e venceu 11, incluindo as mais prestigiadas: Melhor Filme, Melhor Direção (William Wyler), Melhor Ator (Charlton Heston), Melhor Ator Coadjuvante (Hugh Griffith), Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora.
Te podría interesar
Titanic, de 1997
Dirigido por James Cameron (que também assinou o roteiro), o clássico também saiu com 11 estatuetas de 14 indicações.
Créditos: Wikipedia
O filme conta a história real do naufrágio do navio Titanic, em 1912, além do amor entre dois de seus passageiros de classes muito distintas: Rose DeWitt Bukater, interpretada por Kate Winslet, e Jack Dawson, interpretado por Leonardo DiCaprio.
Leia mais: Há 113 anos neste mesmo dia, o colosso Titanic iniciava sua trágica jornada pelo Atlântico | Revista Fórum
A produção de Cameron ganhou nas principais categorias: Melhor Filme, Melhor Direção (James Cameron), Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original (“My Heart Will Go On”).
O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, de 2003
Um dos filmes mais premiados da história do Oscar é uma obra de fantasia, o que é relativamente incomum para a premiação.
O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, parte da trilogia baseada nos livros de J. R. R. Tolkien, foi premiado com 11 estatuetas e ganhou em todas as 11 categorias para as quais foi indicado. É o único filme da lista a ter vencido todas as premiações a que concorreu.
Crédito: Wikipedia
Com direção de Peter Jackson (premiado com a estatueta de Melhor Diretor), o filme levou também o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado (assinado pelo próprio Jackson, além de Fran Walsh e Philippa Boyens). A versão estendida tem incríveis três horas e 42 minutos (ufa!).