No Letterboxd, uma rede social dedicada ao cinema, usuários podem registrar os filmes assistidos, criar listas temáticas, atribuir notas e escrever críticas públicas, que ficam disponíveis para toda a comunidade.
Muito popular entre cinéfilos desde sua fundação em 2011, o site — que hoje conta com mais de 17 milhões de usuários, em sua maioria entre 16 e 35 anos — é uma das principais ferramentas para descobrir e classificar filmes, ao lado do IMDb.
Te podría interesar
Agora, uma lista publicada no Letterboxd reúne os filmes brasileiros mais bem avaliados na plataforma, com base no número de comentários e nas notas atribuídas pelos usuários, que resultam em uma média final de 1 a 5 estrelas.
A seleção destaca as seguintes obras da cinematografia brasileira, de diferentes épocas, como as melhores de todos os tempos:
Te podría interesar
1. Cidade de Deus (2002)
Com direção de Fernando Meirelles e Kátia Lund, foi avaliado em 4.5 pelos usuários da plataforma. O filme conta a história de um jovem que cresce em uma favela do Rio de Janeiro e tenta evitar o caminho do crime enquanto observa a ascensão de um poderoso traficante local.
2. Ainda Estou Aqui (2024)
Com direção de Walter Salles, foi avaliado em 4.3 pelos usuários da plataforma. O filme reconstrói a trajetória do ex-deputado Rubens Paiva e o impacto de seu desaparecimento forçado durante a ditadura militar brasileira, acompanhando também o luto e a resistência de sua família ao longo das décadas. Ganhou o Oscar de "Melhor Filme Internacional" em 2025.
3. Estação Central do Brasil (1998)
Também dirigido por Walter Salles, foi avaliado em 4.3 pelos usuários. O filme acompanha uma ex-professora amarga que ajuda um menino órfão a encontrar o pai no interior do país, em uma jornada transformadora para ambos.
4. Rio, Zona Norte (1957)
Dirigido por Nelson Pereira dos Santos, foi avaliado em 4.2 pelos usuários. O filme narra os delírios finais de um sambista atropelado que, após fraturar o crânio, relembra episódios marcantes de sua vida e revela as desigualdades sociais do Brasil urbano da época.
5. O Pagador de Promessas (1962)
Com direção de Anselmo Duarte, foi avaliado em 4.2 pelos usuários da plataforma. O filme conta a história de um homem simples que tenta cumprir uma promessa religiosa carregando uma cruz até uma igreja em Salvador, enfrentando resistência das autoridades eclesiásticas e da sociedade.
6. Pixote: A Lei do Mais Fraco (1980)
Com direção de Hector Babenco, foi avaliado em 4.2 pelos usuários da plataforma. O filme retrata a trajetória de um menino de rua que escapa de um reformatório violento e mergulha no mundo do crime para sobreviver nas ruas de São Paulo e Rio de Janeiro.
7. O Auto da Compadecida (2000)
Com direção de Guel Arraes, foi avaliado em 4.2 pelos usuários da plataforma. O filme acompanha as aventuras de dois nordestinos pobres e espertos que se envolvem em situações inusitadas, e terminam passando por um julgamento celestial com a intervenção da Virgem Maria.
8. Que Horas Ela Volta? (2015)
Com direção de Anna Muylaert, foi avaliado em 4.2 pelos usuários da plataforma. O filme mostra como a chegada da filha de uma empregada doméstica à casa onde a mãe trabalha há anos abala as dinâmicas familiares e revela as tensões entre classes sociais.
9. Carandiru (2003)
Com direção de Hector Babenco, foi avaliado em 4.1 pelos usuários da plataforma. O filme retrata o cotidiano dos presos no maior presídio da América Latina, com base no relato do médico feito por Drauzio Varella em seu livro "Estação Carandiru", de 1999, e relata o histórico massacre do presídio, em 1992.
10. São Paulo, Sociedade Anônima (1965)
Com direção de Luiz Sérgio Person, foi avaliado em 4.1 pelos usuários da plataforma. O filme acompanha a vida de um homem de classe média, imerso na indústria automobilística, que enfrenta uma crise existencial diante da rápida industrialização e desumanização da vida urbana no Brasil.