Algumas músicas se tornam tão populares que atravessam gerações, países e estilos. Mesmo sem saber toda a letra, muita gente reconhece o refrão ou a melodia. Quando essas canções ganham muitas versões, se espalham ainda mais. Mas quais são as mais regravadas da história?
Segundo o Guinness Book, o primeiro lugar é de “Yesterday”, dos Beatles. Até 2015, já tinha mais de 6 mil versões registradas. A composição de Paul McCartney se tornou um clássico mundial e é referência nesse tipo de ranking.
Te podría interesar
História
A canção “Yesterday” foi composta inteiramente por Paul McCartney, que teve a ideia da melodia enquanto dormia em 1963. Inicialmente intitulada “Scrambled Eggs”, a música só ganhou letra dois anos depois, durante uma viagem de carro entre Lisboa e Albufeira, em Portugal.
Gravada em junho de 1965 no estúdio Abbey Road, com arranjo de cordas e sem a participação dos outros Beatles, a canção se tornou a mais regravada da história, com mais de 2.500 versões.
Te podría interesar
Apesar do sucesso, “Yesterday” não foi lançada como single no Reino Unido e sua autoria gerou polêmica: McCartney pediu a Yoko Ono para alterar os créditos para McCartney/Lennon, mas ela recusou. A canção, dedicada à mãe falecida de Paul, é considerada um marco pela sua simplicidade, inovação e impacto duradouro, sendo até hoje interpretada por músicos do mundo inteiro.
Brasil
O Brasil aparece com duas músicas na lista. “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, é uma das canções brasileiras mais conhecidas fora do país. Chegou a ser regravada pelo próprio Tom ao lado de Frank Sinatra. Já “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, também ficou famosa internacionalmente, sendo tema de curta da Disney com a primeira aparição do personagem Zé Carioca.
Veja as 10 músicas mais regravadas, segundo registros históricos e consenso do mercado musical: