O músico Caetano Veloso ganhou mais uma. A Justiça do Rio de Janeiro condenou um usuário do X, antigo Twitter, a indenizar o artista em R$ 10 mil.
O homem, que se chama Gentil de Jesus, usou sua conta na rede social, em novembro de 2023, para chamar Caetano de "pedaço de merda".
Te podría interesar
A defesa do cantor e compositor considerou se tratar de um claro “exercício de ódio”, o que foi corroborado pela Justiça, em decisão da 22ª Vara Cível, de acordo com a coluna de Ancelmo Gois, em O Globo.
Em fevereiro deste ano, Caetano já havia vencido, na Justiça, outro homem que o acusou de pedofilia, além de ofendê-lo, também nas redes sociais
Te podría interesar
Segundo decisão da juíza Maria Cecilia Pinto Gonçalves, da 52ª Vara Cível do Rio de Janeiro, o réu deveria pagar R$ 10 mil em danos morais ao artista.
O sujeito não apresentou defesa dentro do prazo determinado e, portanto, foi condenado à revelia.
A defesa de Caetano afirmou na ação que a difamação foi amplificada pelo alcance das redes sociais:
“As ofensas atingem não apenas sua pessoa, mas também a integridade de sua carreira artística e sua contribuição à cultura brasileira”, afirmaram os advogados de Caetano.
O que disse a juíza
A juíza, por sua vez, considerou que postagens nas redes sociais podem acarretar prejuízos, até mesmo para figuras públicas já reconhecidas, como é o caso de Caetano Veloso:
“Nos dias de hoje, a rede mundial de computadores é acessada diariamente por milhares de usuários, assim, a manutenção da postagem pode acarretar danos morais irreparáveis ao autor, ainda que ele tenha uma imagem já consolidada”, disse.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.