Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
25 de dezembro de 2017, 11h28

40 anos sem Charlie Chaplin. Relembre o ‘Último Discurso’, de ‘O Grande Ditador’

Em 1940, em plena ascensão nazista na Europa, escreveu, dirigiu e interpretou a obra-prima “O Grande Ditador”. Relembre aqui “O Último Discurso”, a antológica sequência final do filme

Em 1940, em plena ascensão do nazismo na Europa, Chaplin escreveu, dirigiu e interpretou a obra-prima “O Grande Ditador”. Relembre aqui “O Último Discurso”, a antológica sequência final do filme

Da Redação

Charlie Chaplin morreu no natal de 1977, há 40 anos. Um dos maiores gênios da história do cinema, atravessou as grandes mudanças tecnológicas do Século XX, indo do cinema mudo ao falado, sem perder o brilho e o talento.

Um grande humanista, teve no vagabundo, o personagem recorrente dos seus primeiros filmes, a sua marca registrada.

Em 1940, em plena ascensão nazista na Europa, escreveu, dirigiu e interpretou a obra-prima “O Grande Ditador”, seu primeiro filme falado, onde satiriza Hitler e Mussolini.

No final do filme, em uma troca hilariante e inusitada de personagens, um barbeiro judeu assume o lugar do ditador e faz, se dirigindo à Hannah, sua amada, “O Último Discurso”, um dos grandes legados humanistas da história do cinema:

“Hannah, está me ouvindo? Onde quer que esteja, olhe para cima! Olhe para cima, Hannah! As nuvens estão subindo, o Sol está abrindo caminho! Estamos fora das trevas, indo em direção à luz! Estamos indo para um novo mundo; um mundo mais feliz, onde os homens vencerão a ganância, o ódio e a brutalidade. Olhe, Hannah!.”


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum