Fórumcast, o podcast da Fórum
19 de setembro de 2019, 21h39

“A gente retoma, e sempre retomará”, diz Marieta Severo sobre desmonte na cultura

"Que momento é esse, muito louco, que eu achei que não ia viver de novo", disparou a atriz

Marieta Severo. Divulgação Rede Globo

Em entrevista ao “Cinejornal”, do Canal Brasil, nesta quinta-feira (19), a atriz Marieta Severo comentou sobre a situação da cultura no governo Bolsonaro e relacionou o desmonte da Ancine com o da Embrafilme. Em trecho divulgado no Twitter, Marieta, no entanto, demonstra ter esperança no futuro.

“Que momento é esse, muito louco, que eu achei que não ia viver de novo, né?”, comentou a atriz, resgatando o período do governo Collor. “O Collor ele terminou com a Embrafilme em um processo muito vingativo com os artistas. A gente tinha uma produção com a Embrafilme de cento e poucos filmes por ano e a gente caiu para um filme. Foi uma catástrofe”, destacou.

Marieta ainda criticou a cultura política de desmontar projetos anteriores. “Aí agora, plaft, vieram de novo para cima da gente. Foram em cima da Ancine, pararam as produções. A gente erra. Tudo que o ser humano faz é impregnado de erro. Tem erro na Ancine? Vamos corrigir. Tem erro na Embrafilme? Vamos corrigir”, comentou.

“A Arte, a ficção, a cultura, sempre, sempre renasce. Ela é fundamental para o ser humano. Ela é fundamental para um país. Ela é a alma do país. Ela que mostra para o mundo, para todo mundo quem a gente é”, disse ainda. “A gente retoma, e sempre retomará”, concluiu em tom esperançoso.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum