Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
21 de maio de 2018, 14h45

Abaixo-assinado em favor de Conceição Evaristo na ABL conta com 17 mil assinaturas

Animada com o apoio, escritora formaliza nesta segunda-feira (21) sua candidatura à cadeira número 7 da Academia: “Eu quero entrar porque é um lugar nosso, porque temos direito”

Foto: Walter Craveiro/Flip/Fotos Públicas

A escritora Conceição Evaristo está animada com o crescimento do apoio à sua candidatura à cadeira número da Academia Brasileira de Letras (ABL). Até o momento, 17 mil pessoas assinaram o abaixo-assinado em seu favor. O próximo passo é formalizar sua candidatura, ato que será efetuado nesta segunda-feira (21). As informações são do blog de Ancelmo Gois, para o Globo.

“Se eu entrar, não será porque escrevi um ‘Marimbondo’ do Sarney, não. Eu quero entrar porque é um lugar nosso, porque temos direito”, afirmou a autora de “Olhos d’água”. Aos 71 anos, Conceição é uma das mais reconhecidas autoras negras do Brasil. Nasceu numa favela em Belo Horizonte, trabalhou como empregada doméstica, até se mudar para o Rio de Janeiro, aos 25 anos, onde passou num concurso público para o magistério. Graduou-se em Letras, é mestra em Literatura Brasileira pela PUC-Rio e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense.

É autora, entre outras obras, do romance “Ponciá Vicêncio, de 2003, de “Becos da Memória (2006), “Insubmissas lágrimas de mulheres” (2011), “Olhos d’água (2014) e “Histórias de leves enganos e parecenças (2016).


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum