Fórumcast, o podcast da Fórum
11 de fevereiro de 2019, 08h40

Antonio Patriota, ex-ministro das Relações Exteriores de Dilma, lança disco de MPB

Patriota, que é pianista, assina a obra com o pseudônimo Tonio de Aguiar

Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr

Antonio Patriota, ex-ministro das Relações Exteriores de Dilma Rousseff, acaba de lançar o álbum de MPB, “Geografia do Sentimento”. O ex-chanceler estreia como compositor em alto estilo, com produção do saxofonista Leo Gandelman.

Patriota assina a obra com o pseudônimo de Tonio de Aguiar.

Foto: Divulgação

São nove faixas, seis delas instrumentais. “Todas as músicas são de minha autoria. É uma atividade que desenvolvi de 2016 para cá”, disse Patriota para a coluna de Mônica Bergamo. Ele toca piano e Gandelman flautas em “Acordar em Imbassaí” e saxofone em outras cinco.

O álbum tem duas faixas cantadas. “Gilbraltar” é uma bela “chanson”, cantada em francês por Miguel Cooper. Já “Sisyphus in Love” é uma balada cantada por Tecca Ferreira.

Trajetória

Patriota, 62 anos, é paulista, formado em Filosofia pela Universidade de Genebra na Suíça e diplomata desde 1978. Ele ocupou várias funções dentro da carreira diplomática.

Em 2011, assumiu o Ministério das Relações Exteriores do primeiro governo da presidente afastada Dilma Rousseff. Em 2013, no entanto, após uma polêmica com um senador boliviano, Patriota deixou o Itamaraty.

O motivo da demissão de Patriota foi o episódio do senador boliviano Roger Pinto Molina, que estava asilado na embaixada brasileira em La Paz e foi trazido para o Brasil em um carro oficial brasileiro, embora não tivesse autorização do governo boliviano para deixar o país.

À época, Dilma Rousseff divulgou uma nota em que agradecia o trabalho de Patriota à frente do Ministério de Relações Exteriores e informava que ele seria o novo representante do Brasil nas Nações Unidas, função que desempenhou antes de, em 2016, ser indicado para a embaixada da Itália.

 

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum