#Fórumcast, o podcast da Fórum
12 de setembro de 2019, 15h21

Arrastão da Quarta-feira de Cinzas é proibido pela Câmara de Salvador por motivos religiosos

A proposta ainda depende da sanção do prefeito ACM Neto (DEM) para virar lei

Foto: Wikipedia

A Câmara Municipal de Salvador aprovou, nesta quarta-feira (11), um projeto de lei que proíbe a realização de festejos de Carnaval em Salvador a partir das 5h da Quarta-feira de Cinzas. A medida atinge diretamente o tradicional arrastão da Quarta-feira de Cinzas, que ocorre há 24 anos na cidade pelo músico Carlinhos Brown (foto).

A proposta ainda depende da sanção do prefeito ACM Neto (DEM) para virar lei.

Se você curte o jornalismo da Fórum clique aqui. Em breve, você terá novidades que vão te colocar numa rede em que ninguém solta a mão de ninguém

O projeto é do vereador Henrique Carballal (PV). A justificativa é que a Quarta-feira de Cinzas cai bem no início da Quaresma, período de resguardo para os católicos, portanto o dia não pode ser dedicado a uma festa profana.

“O Carnaval é uma festa vinculada ao calendário eclesiástico. Esticá-lo para a Quarta-feira de Cinzas, na verdade, é fazer uma negação do que é o Carnaval”, disse Carballal, que é ligado à Igreja Católica.

O vereador argumenta que, mesmo o Estado sendo laico, cabe ao Poder Público reconhecer a maioria cristã: “Não sou nenhum fundamentalista religioso, gosto de Carnaval. Mas o que vinha acontecendo era um exagero”.

O desfile acontece no final da manhã da Quarta de Cinzas no sentido contrário ao do Carnaval, seguindo da Barra até Ondina.

O arrastão é encarado como uma opção de lazer para os foliões que querem mais um dia de festa, mas também para os ambulantes e outros profissionais que trabalham durante o Carnaval.

Com informações da Folha


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags