Artista brasileiro expõe uma série de aquarelas em Miami até domingo

Para realizar seu trabalho em 2021, Stenio Oliveira não pôde usar seu ateliê em função da pandemia e teve de se adaptar a um espaço reduzido

O artista brasileiro Stenio Oliveira - Foto: Divulgação
Escrito en CULTURA el

O artista plástico brasileiro, Stenio Oliveira, apresenta suas obras na Art Basel Week, realizada em Miami, nos Estados Unidos. O evento é considerado uma das mais importantes semanas de arte do mundo.

Stenio mostra sua série de aquarelas na feira Red Dot, até este domingo (5), representado pela The House of Arts, em Miami, e a It Mondo, na Itália, com curadoria da mecenas e empreendedora cultural, Jade Matarazzo, radicada em Miami, e cocuradoria de Simone Piva, curadora radicada na Itália.

O artista, que vive e trabalha entre Campinas e São Paulo, mostra capacidade de transitar em diferentes técnicas. Sua série de aquarelas, desenvolvida durante 2021, nasce durante uma necessidade de adaptação.

Seus trabalhos são de grande porte e requerem um local amplo. Porém, devido à pandemia da Covid-19, ele teve de buscar na técnica uma solução para criação dentro de seu apartamento, pois esteve impossibilitado de usar o próprio ateliê, que fica anexo à casa de seus pais, que pertencem ao grupo de risco.

Um mergulho pelo espiritual e esotérico

Nessa pesquisa, o artista fez um mergulho para o espiritual e o esotérico, estudando com profundidade a cosmogênese, de Helena Blavatisky, o subconsciente e o livro vermelho de Carl Jung e também o erótico na criação de Tunga.

Stenio se define como um artista que "bebe" de referências, sejam elas no expressionismo abstrato de Nova Iorque, no Nouveau Realisme de Paris ou na Arte Povera Italiana. Sua série de aquarelas remetem a essas influências.

Stenio Oliveira é graduado em Artes Visuais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com Master em Arquitetura e Lighting pelo Instituto IPOG Conzorcio Politecnico di Milano.