Cadê a Regina Duarte: artistas cobram ação de secretária de Bolsonaro diante da pandemia

Principal cobrança diz respeito à liberação do Fundo Nacional da Cultura, que apoia diretamente os projetos artísticos em todo o país

Regina Duarte. Foto: Reprodução
Escrito en CULTURA el

Regina Duarte, Secretária Especial da Cultura e figura mais midiática do governo de Jair Bolsonaro, está há poucas semanas no cargo, mas já não é unanimidade, nem mesmo em seu público-alvo, do setor da cultura.

Nesta sexta-feira (17), foi divulgado um vídeo realizado por iniciativa de diferentes artistas, de todas as regiões do Brasil, questionando a falta de ação da secretária, com relação às políticas voltadas ao setor, que tem sofrido ainda mais com a situação causada pela pandemia do novo coronavírus.

A principal reivindicação dos artistas é com respeito à liberação do FNC (Fundo Nacional da Cultura), uma das mais importantes políticas federais de apoio aos projetos artísticos no país, e que está emperrado nas mãos da ministra.

O vídeo foi produzido pelo grupo Artigo 5º, com apoio da ATAC (Articulação de Trabalhadores das Artes da Cena pela Democracia e Liberdade), e conta com a participação de figuras como o ator Renato Borghi, os diretores Elias Andreato e Ruy Cortez, o jornalista Celso Curi, entre outros.