Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
12 de fevereiro de 2019, 15h15

Carnaval deste ano já tem samba: “Mourão, Mourão, catuca por baixo que ele vai”

Composto em 1949, "General da Banda" parece uma sátira política para os dias de hoje

Foto: Arquivo Nacional

Ele foi composto há 70 anos, mas parece que foi feito para o carnaval de 2019. O samba “General da Banda” (Satyro de Melo, Tancredo da Silva Pinto e José Alcides), gravado por vários intérpretes, mas imortalizado mesmo por Blecaute, cai como uma luva na situação política atual, onde a imprensa parece conspirar para que o vice-presidente, o general Hamilton Mourão assuma a presidência no lugar de Jair Bolsonaro.

Gravada em 1949, a música foi o maior sucesso do carnaval de 1950. Inspirado num ponto de macumba, o samba tem versos estranhos: “Mourão, mourão, vara madura que não cai / Mourão, mourão, oi catuca por baixo que ele vai”.

Blecaute ficou tão ligado à composição que passou a se apresentar desde então com uma colorida fantasia de “General da Banda”, cheia de alamares e dragonas.

O samba foi gravado também por Linda Batista, Astrud Gilberto, Elis Regina, Ney Matogrosso entre outros.

Com informações do livro A Canção no Tempo – Volume 1, de Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello, da Editora 34.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags