Carnaval fora de época: Escolas de samba do Rio vão desfilar em julho de 2021

Já há uma discussão pela implementação de um feriado nacional para a realização do carnaval julino

A Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro (Liesa) chegou a um acordo nesta segunda-feira (16) quanto à realização do desfile das agremiações na primeira quinzena de julho de 2021 em razão da pandemia do novo coronavírus.

“A ideia é ter um desfile competitivo no mês de julho. A possibilidade que está se desenhando é que seja nos dias 10 e 11. Confirmamos a possibilidade de as escolas buscarem patrocínio e começarem a se preparar e todas elas estão dispostas”, disse o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, à jornalista Thaís Sousa, d’O Globo.

Segundo Castanheira, as escolas estão atentos à questão sanitária e ouvindo pesquisadores da Fiocruz e da UFRJ. A escolha das datas é apenas para preparação, mas a realização da festa dependeria da existência de uma vacina que protegesse a população.

Salvador e São Paulo também adiaram o carnaval e, por conta disso, a Liesa espera que haja uma lei federal estabelecendo um carnaval fora de época entre 8 e 11 de julho.

“Estamos ouvindo a Fiocruz, a UFRJ e trabalhando com base nas informações que estamos obtendo. A intenção é nos anteciparmos e pensarmos desde agora na possibilidade de realizar o desfile, mas tendo a vacina e um calendário de imunização”, disse ainda.

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Jornalista da Sucursal do Rio de Janeiro da Fórum.