Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
28 de janeiro de 2020, 21h28

Cartas enviadas a Lula durante seu período no cárcere serão tema de filme

A historiadora francesa Maud Chirio declarou que as cartas recebidas não são apenas sobre Lula, “são sobre democracia, sobre solidariedade e sobre como as políticas públicas mudaram a vida das pessoas”

Cartas a Lula - Foto: Ricardo Stuckert

As mais de 30 mil cartas enviadas a Lula durante os 580 dias em que ficou preso vão ser tema de um filme. A notícia foi divulgada pelo Instituto Lula, que funcionou como curador na seleção do material necessário.

As mensagens serão organizadas e digitalizadas por uma equipe de pesquisadores brasileiros, franceses e argentinos. O material gerou um site, uma peça de teatro e vai virar filme.

As cartas podem ser lidas no site Linhas de Luta. Uma das idealizadoras da iniciativa e fundadora da Rede Europeia pela Democracia no Brasil (RED.Br), a historiadora francesa Maud Chirio, declarou que as cartas recebidas não são apenas sobre Lula, “são sobre democracia, sobre solidariedade e sobre como as políticas públicas mudaram a vida das pessoas”.

Política

“Quando tivemos contato com essas cartas ficou óbvio o valor que elas tinham. São relatos emocionantes, de pessoas que mudaram de vida por conta da política. Numa época de negação da política, essas cartas são a prova de que a política é importante para a vida real das pessoas”, acrescentou.

Durante o mês de junho de 2019, as cartas deram origem a um espetáculo de teatro encenado no teatro Monfort, em Paris, capital francesa.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags