Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
16 de setembro de 2019, 09h39

Censura bolsonarista: Ancine retira apoio de filmes com temática negra e LGBT

Uma das produções é Greta”, estrelado por Marco Nanini, foi selecionado para o Festival de Berlim deste ano. O outro é Negrum3, que propõe um mergulho na caminhada de jovens negros da cidade de São Paulo

Negrum3 e Greta, filmes censurados por Bolsonaro (Reprodução)

Seguindo orientação do governo Jair Bolsonaro, a Agência Nacional de Cinema (Ancine) rescindiu um termo de apoio a dois filmes com temáticas gay e negra para que participassem do Festival Internacional de Cinema Queer, que será realizado em Lisboa, Portugal, a partir de sexta-feira (20).

Se você curte o jornalismo da Fórum clique aqui. Em breve, você terá novidades que vão te colocar numa rede em que ninguém solta a mão de ninguém

Uma das produções é Greta”, estrelado por Marco Nanini, foi selecionado para o Festival de Berlim deste ano. No filme, Nanini interpreta um enfermeiro homossexual que é fã ardoroso de Greta Garbo.

O outro filme é Negrum3, que propõe um mergulho na caminhada de jovens negros da cidade de São Paulo. “Um filme‐ensaio sobre negritude, viadagem e aspirações espaciais dos filhos da diáspora”, diz a descrição da obra.

Cada filme teria uma ajuda de custo de R$ 4,6 mil, que foi cortada, para participar do festival em Lisboa. As informações são de Lauro Jardim, na edição desta segunda-feira (16) do jornal O Globo.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum