Censura: Organização do Festival de Cinema de Brasília usa segurança e desliga som pra impedir fala de ator

Marcelo Pelucio foi interrompido quando lia um manifesto contra os cortes na cultura no Distrito Federal; público vaiou a atitude de cerceamento

O ator Marcelo Pelucio foi vítima de censura durante a abertura do 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, nesta sexta-feira (22). Ele estava no palco e começou a ler um manifesto contra os cortes na Cultura no Distrito Federal.

A organização do evento mandou um segurança entrar no palco para tirar o microfone de Pelucio, além de ter cortado o som. O público vaiou e gritou “censura”.

Não é sócio Fórum? Quer ganhar 3 livros? Então clica aqui.

O evento foi marcado por mais vaias e protestos contra o desmanche das políticas culturais. Esse cenário ocorre tanto por parte do governo de Jair Bolsonaro quanto em estados e municípios. O Distrito Federal, sob administração do governador Ibaneis Rocha, vem seguidamente ferindo a legislação cultural, segundo produtores de cultura.

“Fora Adão”

Adão Cândido, secretário de Cultura do Distrito Federal, foi recepcionado por uma prolongada vaia e gritos de “Fora Adão”, enquanto discursava.

Assista o momento em que o segurança tenta tirar o microfone do ator:

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR