Curso aborda trajetória do fascismo até hoje e debate estratégias para derrotá-lo

A iniciativa é da Fundação Perseu Abramo, em parceria com o Grupo de Estudos de História e Economia Política GMARX-USP

O curso “Fascismo ontem e hoje – Entender para derrotar” tem o objetivo de apresentar as características do fascismo para que, com isso, se reflita sobre o bolsonarismo como, de fato, um tipo de movimento fascista.

Donald Trump, Jair Bolsonaro, Viktor Orban. A nova fase do capitalismo internacional abre espaço, em todo o mundo, para governos que rompem com a lógica da democracia-liberal. Neste momento surge o questionamento: Estamos diante de um movimento global neofascista?

O curso vai procurar entender as semelhanças e diferenças do bolsonarismo e dessa nova extrema direita com os regimes fascistas históricos. Compreender as características próprias do fascismo e permitir a construção de uma tática mais eficaz no enfrentamento do governo Bolsonaro e do novo regime político no país desde o golpe de 2016.

O coordenador do curso é Lincoln F. Secco, livre docente da Universidade de São Paulo, coordenador do Grupo de Estudos de História e Economia Política GMARX-USP.

Os professores são: Fernando Sarti Ferreira, doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História Econômica da USP e professor da rede privada de ensino básico de São Paulo.

Rosa Rosa Gomes é mestra pelo Programa de Pós-Graduação em História Econômica da USP, autora do livro Rosa Luxemburgo: crise e revolução.

Curso gratuito e aulas virtuais

As aulas serão virtuais, por meio da Plataforma de Ensino a Distância (EaD) da Fundação Perseu Abramo. Quem concluir o curso receberá certificado.

As inscrições estão abertas e vão até o dia 22 de fevereiro. As aulas estarão disponíveis a partir de 1 de março e a realização é da Fundação Perseu Abramo, em parceria com o GMarx/USP. Inscrições gratuitas: fpabramo.org.br.

Avatar de Lucas Vasques

Lucas Vasques

Jornalista e redator da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR