Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
02 de outubro de 2019, 07h33

Diretor de O Mecanismo e Tropa de Elite quer fazer documentário sobre Lava Jato

Em Brasília, José Padilha já esteve com os ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso, do STF. O cineasta diz que vai dedicar boa parte do filme ao braço da operação nos EUA

Sérgio Moro e José Padilha (Montagem/ Agência Brasil/ IMDB)

O cineasta José Padilha, diretor dos filmes “O Mecanismo” e “Tropa de Elite”, desembarcou em Brasília nessa semana para conversar com personalidades sobre o documentário que está fazendo que tem como temática a Operação Lava Jato. De acordo com Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, Padilha já esteve com os ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Até então, o diretor não conversou com o ministro da Justiça Sergio Moro, de quem era admirador e hoje é crítico. No entanto, Padilha esteve no Rio de Janeiro com o jornalista Glenn Greenwald, responsável pela série de reportagens da Vaza Jato. Em Curitiba, conversou com o procurador Deltan Dallagnol.

Ainda de acordo com Mônica Bergamo, o cineasta dedicará boa parte do filme, que terá lançamento mundial, ao braço da operação nos EUA. Ele afirma, no entanto, que ainda não sabe como o documentário terminará. “Muita coisa importante ainda deve acontecer”, disse.

Sua equipe está entrevistando diversos procuradores e autoridades do país. “Parece que a Lava Jato aconteceu só no Brasil. Mas teve uma investigação inteira nos EUA”, afirma. Lá, segundo lembra, Petrobras, Odebrecht e Braskem “firmaram o maior acordo de leniência da história americana”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum