Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
22 de novembro de 2019, 21h05

Documentário brasileiro “A Primeira Pedra” é indicado ao Emmy

O filme mostra as origens do linchamento na sociedade e conta como o ato evolui para uma prática cada vez mais racista e presente, principalmente no Brasil

Foto: Divulgação

O filme “A Primeira Pedra”, do diretor Vladimir Seixas, está concorrendo ao prêmio de melhor documentário do Emmy do 2019. A premiação é considerada a mais importante da televisão mundial. A obra é uma coprodução do Canal Futura com a produtora Couro de Rato e investiga a crescente onda de linchamentos no Brasil, aprofundando discussões sobre direitos humanos e racismo na sociedade.

O documentário mostra as origens do linchamento na sociedade e conta como o ato evolui para uma prática cada vez mais racista e presente, principalmente no Brasil. Expressões como “bandido bom é bandido morto” são usadas para justificar atos violentos de pessoas que, na maioria das vezes, se denominam “cidadãos de bem”.

Não é sócio Fórum? Quer ganhar 3 livros? Então clica aqui.

“Queremos dimensionar a barbárie que esses atos cotidianos expressam e disputar a desconstrução das bases motivadoras dessa violência. É uma questão realmente preocupante e, muitas vezes, são noticiados como qualquer outro tipo de violência”, explica Seixas.

Casos reais

As gravações aconteceram em São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão e Santa Catarina. Casos reais, amplamente noticiados na mídia e compartilhados nas redes sociais na época, são revividos, e sobreviventes de linchamentos e pessoas que perderam familiares contam suas histórias e lutas diárias de superação.

A “Primeira Pedra” é vencedor do Prêmio TAL no DocMontevideo de melhor documentário e recebeu a medalha de bronze na categoria Direitos Humanos do New York Film Festival. O filme está disponível no Futura Play e concorre com “Bellingcat – Truth in a Post-Truth World” (Países Baixos), “Louis Theroux’s Altered States” (Reino Unido) e “Witness: India’s Forbidden Love” (Catar). A cerimônia de entrega do Emmy Internacional acontece em Nova Iorque, em 25 de novembro.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum