Entrevista exclusiva com Lula
20 de abril de 2018, 21h14

Documentário sobre o impeachment é premiado em festival de cinema da Suíça

"O Processo", de Maria Augusta Ramos, venceu o prêmio de Melhor Longa-Metragem da Competição Internacional do Festival Visions Du Reel; filme estreia no Brasil em maio. Confira a crítica da Fórum

Depois de ser premiado no Festival de Berlim, o documentário “O Processo”, de Maria Augusta Ramos, ganhou nesta sexta-feira (20) o prêmio de Melhor Longa-Metragem da Competição Internacional do Festival Visions Du Reel, na Suíça.

A reportagem da Fórum assistiu a uma sessão especial do filme que mostra os bastidores do processo de impeachment contra a ex-presidenta Dilma Rousseff. A estreia nacional é em maio.

De forma cronológica, começando pela votação da abertura do processo de impeachment contra Dilma na Câmara dos Deputados em 2016, o documentário mostra os bastidores do processo, com o registro das sessões na Câmara, no Senado, imagens de manifestações pró e contra o impeachment, reuniões da defesa da ex-presidenta e de lideranças do partido e vai até o momento em que o golpe é concretizado e Dilma deixa oficialmente o Palácio do Alvorada.

Uma das principais características do filme é que ele não se utiliza de nenhuma entrevista ou depoimento feito exclusivamente para o filme. A obra se constitui de uma montagem de registro de reuniões, conversas e sessões que partem de uma câmera que faz papel de observadora. Essa característica, no entanto, acaba se tornando a principal essência da obra: a de escancarar a realidade e o que estava por trás do processo de impeachment sem apelar para um discurso partidário ou panfletário.

Confira a crítica completa aqui.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum