Fórumcast #20
17 de maio de 2018, 10h35

Dramaturgia perde o talento de Eloísa Mafalda aos 93 anos

Atriz interpretou papéis marcantes, como a Dona Nenê, na primeira versão do programa “A Grande Família”, criado e dirigido por Oduvaldo Vianna Filho

Foto: Divulgação/TV Globo

Morreu na noite desta quarta-feira, aos 93 anos, em Petrópolis, no Rio de Janeiro, a atriz Eloísa Mafalda. Ela vinha lutando há alguns anos contra problemas respiratórios. O corpo vai ser velado em Jundiaí, São Paulo, cidade onde nasceu. De acordo com o G1, em seu vasto currículo, Eloísa encenou dezenas de novelas, incluindo “Mulheres de areia”, “Pedra sobre Pedra”, “Saramandaia”, entre muitas outras. A atriz nasceu em setembro de 1924, deixa dois filhos, dois netos e dois bisnetos, e seu nome real é Mafalda Theoto.

Eloísa Mafalda interpretou papéis marcantes na TV Globo, como a Dona Nenê, na primeira versão da série “A Grande Família”, criada e dirigida por Oduvaldo Vianna Filho, na década de 70. Em 1982, foi a Dona Mariana, também da primeira versão da novela “Paraíso”. Em 1985, fez grande sucesso vivendo a beata Dona Pombinha, na novela “Roque Santeiro”. Em 1992, foi Gioconda Pontes em “Pedra sobre Pedra”.

Veja também:  Pesquisa Ibope aponta: eleitores de Bolsonaro pedem combate ao desmatamento na Amazônia

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum