Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
26 de fevereiro de 2020, 18h14

Ensaboa! Viradouro é a campeã do Carnaval Carioca

Exaltando a força da mulher negra, a vermelha-e-branco de Niterói conquista seu segundo título

Foto: Gabriel Nascimento/RioTur

Exaltando as Ganhadeiras de Itapuã, a Unidos do Viradouro alcançou o seu segundo título do Grupo Especial no Carnaval do Rio de Janeiro de 2020. A vermelha-e-branco de Niterói, vice no ano passado, conseguiu superar uma dura disputa em um dos carnavais mais equilibrados dos últimos anos.

Na estreia de Tarcísio Zanon e Marcus Ferreira, o que se viu foi um show de luxo na Sapucaí. Com uma comissão de frente trazendo uma sereia, a escola impressionou logo de início.

A força da comunidade de Niterói, que cantou o samba do início ao fim e fez a Sapucaí ecoar o refrão “Ó mãe, ensaboa, pra depois quarar”, foi o ponto alto do desfile e o que garantiu o título da Viradouro.

A força da mulher negra foi destaque no desfile, que tratava das ganhadeiras, escravas que comercializavam produtos em que a maior parte do excedente vendido era devolvido aos senhores.

A apuração

A apuração foi disputada do início ao fim, como previsto pela crítica, que apontava oito escolas como candidatas ao título. Desde o início a Viradouro se colocou na briga com a Grande Rio e a Beija-Flor, mas acabou garantindo o título no penúltimo quesito após não perder pontos em Evolução.

Vice-campeonato

Por conta dos décimos perdidos com um buraco aberto na avenida, a Grande Rio, vencedora de diversos prêmios da crítica carnavalesca, acabou amargando mais uma vez a segunda colocação.

A escola de Caxias apostou em uma homenagem ao sacerdote de candomblé Joãozinho da Gomeia, que apareceu na avenida com suas diversas facetas e lendas. Exaltando o elo com a religião, o papel de promotor cultural em sua época, a proximidade que teve no meio politico e a paixão pelo carnaval, o Tatá Londira brilhou na Avenida, mas não levou.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags