“Então é Natal” de Simone ganha remixagem com nova tecnologia Dolby Atmos

Cantora chegou a fazer um desabafo sobre o bullying que sofreu por conta da versão da canção pacifista de John Lennon e Yoko Ono; ouça a nova mixagem aqui

Capa do álbum '25 de dezembro', de Simone — Foto: Divulgação
Escrito en CULTURA el

A canção “Então é Natal”, imortalizada pela cantora Simone no Natal de 1995, foi relançada com remixagem em áudio espacial Dolby Atmos.

A indústria afirma que a tecnologia Dolby Atmos promete deixar TVs com áudio "de cinema". "Ela reforça o som surround e está presente não só em televisores, mas também soundbars, fones de ouvido, home theaters e muitos outros equipamentos", diz nota técnica.

O fato é que, por conta disso, a versão para o português de Cláudio Rabello para a canção pacifista de John Lennon e Yoko Ono, “Happy Xmas (War is over)", gravada e lançada em 1971, voltou à carga total este ano.

Sucesso retumbante

“Então é Natal” fez um sucesso retumbante quando foi lançada, em 1995, vendendo um milhão e meio de cópias em apenas um mês e meio. A versão em espanhol teve mais de dois milhões de cópias vendidas. A canção passou a ser tocada em todos os natais seguintes, provocando a ira de alguns fãs dos Beatles e a alegria dos seguidores da cantora.

Desabafo

A própria Simone fez um desabafo, no final de 2020, no Programa do Bial, afirmando que passou a sofrer bullying por conta da gravação.

"Aconteceu uma coisa inédita no Brasil porque [na época que foi lançado] não havia um disco falando e sendo cantado com músicas natalinas. Mas me pegaram para Cristo. Sofri bullying com 'Então é Natal'", disse a cantora.

Ela disse ainda que "aconteceu um 'boom' com essa música, e você não pode dizer não a uma coisa que foi chancelada pelo brasileiro. Depois, a música tocou tanto que uma geração que não me conhecia, não conhecia a minha história, foi influenciada por pessoas que não queriam que acontecesse essa coisa boa que aconteceu comigo, porque há pessoas que têm raiva do sucesso do outro. Tom Jobim já dizia que o brasileiro é proibido de fazer sucesso". 

"Por que é que eu não posso cantar músicas de Natal? O que me proíbe de cantar músicas de Natal? Por que proibir uma música de ser tocada? Que espírito ruim é esse?", perguntou a cantora.

"Fiquei indignada, inclusive, com alguns colegas meus. Qual é o problema de eu cantar o que eu quiser? Preconceito? O que é isso? Depois, várias pessoas fizeram discos de Natal com músicas natalinas", afirmou em relação às críticas de amigos.

Com informações do Blog do Mauro Ferreira