Escritor faz vaquinha virtual para lançar romance que tem como pano de fundo a Guerra Civil Espanhola

Fellipe Rojas Vasques é estudante de Línguas, Literaturas e Culturas na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Veja como participar do crowdfunding aqui

Documento recuperado pelo escritor. Foto: Reprodução
Escrito en CULTURA el

O brasileiro Fellipe Rojas Vasques, estudante de Línguas, Literaturas e Culturas na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal, lançou uma vaquinha virtual para viabilizar seu primeiro romance histórico: “Espanha em Guerra: O sofrimento civil em um conflito interno”. O livro é baseado na história de seus bisavós e tem como pano de fundo a Guerra Civil Espanhola.

Ramón, seu bisavô, foi soldado do exército nacionalista de Franco. Ela, Carmen, viveu as dificuldades de uma guerra civil com cinco filhas pequenas. Teve uma difícil história de vida, que foi intensificada ainda mais com a violência de uma guerra e as fugas necessárias para não ser presa. Certa altura, ela precisou fugir de Barcelona para a França, pelos Pirineus. Depois, foi feita prisioneira com as filhas após a vitória temporária republicana na Batalha de Teruel (1937-1938).

Através de uma investigação dos documentos preservados de ambos, foi criada uma linha narrativa cronológica entre os acontecimentos da vida dos dois atrelados com o desenvolvimento das batalhas da Guerra Civil Espanhola. Os dados histórico-políticos retratados são reais e mostram as complexidades de um conflito desses, além da destruição física, moral, psicológica e material da população civil.

As crueldades cometidas pelo General fascista Francisco Franco, de acordo com Fellipe, foram cuidadosamente retratadas. “Acredito que, destrinchando os tristes impactos de uma guerra civil sobre a população de um país, se torna possível a compreensão dessa realidade. A importância desses estudos tem que ser ressaltada: temos que entender o passado, para nunca mais, como sociedade, repetirmos os mesmos erros”, afirma.

O livro será publicado pela Editorial Atlântico, tanto no Brasil quanto em Portugal.

A campanha de financiamento coletivo para suprir os gastos com a compra de alguns exemplares é condição exigida pela editora. Conforme o preço de mercado estabelecido pela Editora, caso seu investimento no projeto for de R$ 50,00 ou mais, você receberá um exemplar do livro físico em sua casa, depois da publicação. Caso a doação seja igual ou maior que R$ 100,00, além do exemplar, receberá um agradecimento impresso no livro.

Veja como colaborar clique aqui.