O que o brasileiro pensa?
08 de julho de 2020, 19h31

Escritores lançam vaquinha online para plataforma de conteúdos sobre literatura

Grupo de autores busca arrecadar R$ 84 mil para lançar plataforma "Vida de Escritor", que fornece cursos e conteúdos exclusivos

Um grupo de 18 autores, tradutores, professores e críticos lançou, na última terça-feira (7), uma campanha de financiamento coletivo no site Catarse para arrecadar dinheiro para a plataforma Vida de Escritor. A meta dos organizadores é arrecadar R$ 84.700 para lançar o projeto.

A iniciativa consiste em um espaço digital para amantes da literatura que oferecerá cursos, oficinas, palestras, revista literária, podcasts, videocasts, concursos, serviços de leitura crítica, pareceres e mentoria.

Com parte da campanha de arrecadação, os escritores publicarão um livro com textos inéditos sobre a pandemia de Covid-19, intitulado “Isolamento”. Quem contribuir para a campanha pode escolher uma recompensa. As possibilidades são palestras online e a coletânea exclusiva, publicada pela editora Caos e Letras.

Outros serviços que serão oferecidos pelo site, como oficinas, palestras, vídeos e podcasts, terão um desconto de 10% para os apoiadores da campanha.

Segundo Marne Guedes, idealizador da plataforma, o projeto surgiu de uma necessidade dos escritores de protagonizarem a própria história e divulgação do seu trabalho.

Além disso, ele conta que percebeu uma necessidade por parte do público, com base no levantamento “Retratos da leitura do Brasil”. “Existem dez milhões de brasileiros que são apaixonados por literatura no Brasil. Brasileiros que leem um conto, um poema ou um trecho de um romance, pelo menos uma vez por semana, de forma espontânea. Essas duas condições geraram a janela de oportunidade que resultou na plataforma Vida de Escritor”, explica Marne.

Nelson de Oliveira, que coordena o projeto junto a Marne, conta que foi rapidamente cativado pela proposta: “Antes mesmo da pandemia de Covid-19, Marne me procurou com a proposta − ambiciosa − da plataforma Vida de Escritor. Eu aceitei sem vacilar. A ideia de trabalhar com outros escritores, num coletivo nacional me entusiasmou”.

Com a parceria, o projeto passou a ser concretizado. “A partir daí, elaboramos a proposta e convidamos uma seleta de escritores contemporâneos em todo Brasil, que se engajaram com força no projeto. Hoje, somos 18 escritores de várias regiões do país”, diz Marne.

Segundo Nelson, a proposta da plataforma é alcançar pessoas que tenham interesse pela escrita e pela literatura, mas não têm acesso à vida literária e oficinas dos centros urbanos. “O objetivo da plataforma é atender esses apaixonados. É oferecer a qualquer pessoa que tenha um smartphone e uma conexão forte de internet um espaço de interlocução e uma série de serviços: oficinas literárias, clube de leitura, pareceres críticos, mentorias, uma revista literária online, etc”, comenta.

Marne completa: “Qual a possibilidade de um morador em Ijuí, no RS, em Catolé do Rocha, na Paraíba, ou mesmo em Ourinhos, aqui em São Paulo, tem de ter acesso à cena literária contemporânea? Como um escritor iniciante, morador dessas localidades, pode receber um conteúdo de excelência, no campo literário? A plataforma Vida de Escritor traz esse valor inclusivo”.

Parte do dinheiro arrecadado pela campanha de financiamento será doado para o coletivo Estopô Balaio, que distribui cestas básicas no bairro Jardim Romano, em São Paulo.

Nelson afirma que, até o momento, o projeto tem tido um bom andamento e o financiamento pelo Catarse tem sido bem-sucedido. “Estamos bastante animados com o projeto. Principalmente porque nós sentimos que o país está precisando de mais ações desse tipo, virtuosas, coletivas, que promovam a cultura letrada”, afirma.

Marne ressalta que a participação e contribuição do público por meio do financiamento é essencial para que o projeto seja concretizado. “A questão central é levantar o dinheiro necessário para colocarmos a plataforma Vida de Escritor de pé”, comenta.

Os autores que participam do projeto Vida de Escritor são: Adriane Garcia, Alex Xavier, Ana Rüsche, Ana Elisa Ribeiro, André Argolo, André Cáceres, Bruna Meneguetti, Cláudio Brites, Eduardo Sabino, Fábio Fernandes, Lima Trindade, Marne Lúcio Guedes, Matheus Arcaro, Nelson de Oliveira, Petê Rissatti, Plínio Camillo e Whisner Fraga.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum