Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
12 de setembro de 2019, 18h58

Facada Fest traz poster com Bolsonaro “fascistinha vomitando merda” e irrita bolsonaristas

Após bolsonaristas tentarem censurar festival, em julho, o Facada Fest lançou um poster mais provocador ainda para a edição de Marabá, com Bolsonaro usando suástica e uma cueca dos Estados Unidos

Ilustração: Paulo Victor Magno

O festival de música Facada Fest, que acontece no próximo dia 21 em Marabá (PA), gerou polêmica nas redes devido ao poster de divulgação com um recado claro contra o presidente Jair Bolsonaro. Na imagem, ele aparece com bigode de Hitler, vestindo uma roupa com uma suástica no braço e uma cueca com a bandeira dos Estados Unidos.

O festival, que existe há três anos – e cujo nome não tem a ver com a facada sofrida por Bolsonaro –, ganhou pela primeira vez as redes em junho, quando usou em seu cartaz a ilustração de um palhaço com uma faixa presidencial com um lápis atravessando seu corpo, em referência aos cortes da Educação promovidos pelo governo. O vereador Carlos Bolsonaro foi um dos que compartilhou a imagem na época e disse que “tinham que ser parados”.

Como resposta, o festival se expandiu e diversas cidades quiseram realizar uma edição do evento que acontecia originalmente na capital Belém. “Das cinzas da censura, nasce a resistência. E ela vem feroz e com força, porque afinal, todas as barreiras que encontramos só ajudam a fortalecer os anticorpos que nos deixam vivos. Na tentativa de nos calar, é que o rebote pega força e cria ramificações, se prolifera e se germina como um vírus, e assim ganhamos irmãos em outros estados, em edições do Facada Fest em Curitiba (PR), São Luís (MA), Teresina (PI), João Pessoa (PB), Brasília (DF) e no interior do Pará, Marabá, e que o vírus se prolifere em outros estados (estamos trabalhando na organização para isso). Pedimos perdão pelo silêncio, a luta não foi fácil até aqui, mas prometemos responder a todas as mensagens”, disse o Facada em postagem.

Marabá foi uma delas e os organizadores fizeram um cartaz ainda mais provocador, pelas mãos do ilustrador Paulo Victor Magno. “O fascistinha vomitando merda pois é só o que sai da boca dele, o povo achando que ele é um santo e o Brasil é um arco-íris, o índio sendo crucificado, um porcominion usufruindo da classe operária enquanto a Amazônia e o país estão em chamas”, é como o festival descreve o poster.

Grupos de direita se mobilizaram mais uma vez contra o evento. O “Direita Marabá” disse que o Facada se trata de “um evento para celebrar o maior atentando contra a democracia do nosso país”, apesar do festival ter sido criado dois anos antes do episódio.

Facada Fest Marabá✊✊❤O fascistinha vomitando merda pois é só o que sai da boca dele, o povo achando que ele é um santo…

Publicado por Facada FEST em Terça-feira, 10 de setembro de 2019

Facada Fest 3.2 (AGORA VAAAAAI)Das cinzas da censura, nasce a resistência. E ela vem feroz e com força, porque…

Publicado por Facada FEST em Segunda-feira, 12 de agosto de 2019

 

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum