Fórumcast, o podcast da Fórum
12 de setembro de 2019, 18h58

Facada Fest traz poster com Bolsonaro “fascistinha vomitando merda” e irrita bolsonaristas

Após bolsonaristas tentarem censurar festival, em julho, o Facada Fest lançou um poster mais provocador ainda para a edição de Marabá, com Bolsonaro usando suástica e uma cueca dos Estados Unidos

Ilustração: Paulo Victor Magno

O festival de música Facada Fest, que acontece no próximo dia 21 em Marabá (PA), gerou polêmica nas redes devido ao poster de divulgação com um recado claro contra o presidente Jair Bolsonaro. Na imagem, ele aparece com bigode de Hitler, vestindo uma roupa com uma suástica no braço e uma cueca com a bandeira dos Estados Unidos.

O festival, que existe há três anos – e cujo nome não tem a ver com a facada sofrida por Bolsonaro –, ganhou pela primeira vez as redes em junho, quando usou em seu cartaz a ilustração de um palhaço com uma faixa presidencial com um lápis atravessando seu corpo, em referência aos cortes da Educação promovidos pelo governo. O vereador Carlos Bolsonaro foi um dos que compartilhou a imagem na época e disse que “tinham que ser parados”.

Como resposta, o festival se expandiu e diversas cidades quiseram realizar uma edição do evento que acontecia originalmente na capital Belém. “Das cinzas da censura, nasce a resistência. E ela vem feroz e com força, porque afinal, todas as barreiras que encontramos só ajudam a fortalecer os anticorpos que nos deixam vivos. Na tentativa de nos calar, é que o rebote pega força e cria ramificações, se prolifera e se germina como um vírus, e assim ganhamos irmãos em outros estados, em edições do Facada Fest em Curitiba (PR), São Luís (MA), Teresina (PI), João Pessoa (PB), Brasília (DF) e no interior do Pará, Marabá, e que o vírus se prolifere em outros estados (estamos trabalhando na organização para isso). Pedimos perdão pelo silêncio, a luta não foi fácil até aqui, mas prometemos responder a todas as mensagens”, disse o Facada em postagem.

Marabá foi uma delas e os organizadores fizeram um cartaz ainda mais provocador, pelas mãos do ilustrador Paulo Victor Magno. “O fascistinha vomitando merda pois é só o que sai da boca dele, o povo achando que ele é um santo e o Brasil é um arco-íris, o índio sendo crucificado, um porcominion usufruindo da classe operária enquanto a Amazônia e o país estão em chamas”, é como o festival descreve o poster.

Grupos de direita se mobilizaram mais uma vez contra o evento. O “Direita Marabá” disse que o Facada se trata de “um evento para celebrar o maior atentando contra a democracia do nosso país”, apesar do festival ter sido criado dois anos antes do episódio.

Facada Fest Marabá✊✊❤O fascistinha vomitando merda pois é só o que sai da boca dele, o povo achando que ele é um santo…

Publicado por Facada FEST em Terça-feira, 10 de setembro de 2019

Facada Fest 3.2 (AGORA VAAAAAI)Das cinzas da censura, nasce a resistência. E ela vem feroz e com força, porque…

Publicado por Facada FEST em Segunda-feira, 12 de agosto de 2019

 

 


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum