Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
04 de dezembro de 2019, 15h34

Feira de Vinil do Rio homenageia Joyce e os 50 anos do Movimento Black Rio

Feira conta também com Andréa Bak (Slam das Minas) e relançamento oe LP “Marinho Castellar & Banda Disrritimia”

Foto Vitor Santos/Divulgação

A Feira de Vinil do Rio de Janeiro chega à sua 22º edição, no próximo domingo (8) dezembro, no casarão do Instituto de Arquitetos do Brasil, no Catete. O evento, que comemora dez anos, convida a cantora JOYCE, que será homenageada com o Troféu Feira de Vinil do Rio de Janeiro.

A honraria já foi entregue, ao longo das últimas edições, a João Donato, grupo Azymuth, Marcos Valle, ao compositor e arranjador Arthur Verocai, Carlos Dafé e ao sambista e baterista Wilson das Neves.

A edição também vai homenagear os 50 anos do Movimento Black Rio, realizando um bate-papo sobre a cultura black, com a participação de Don Filó, um dos criadores do movimento.

Foto: Nem Queiroz/Divulgação

Engenheiro cultural, Filó promoveu uma revolução na década de 70. Ele apostou na cultura como pedra de toque de um grande movimento pela valorização da identidade e da cultura negras, mais tarde chamado de Movimento Black Rio.

Foto: Vitor Santos/Divulgação

No dia, será relançado pela Neves Records e Melômano Discos, em vinil e em pequena tiragem (300 cópias), um dos álbuns mais emblemáticos do psicodelismo brasileiro: “Marinho Castellar & Banda Disrritimia” (1981), que imprime, com maestria, o momento criativo de alguns dos diversos coletivos musicais que coexistiram no Brasil dos anos 70.

Slam

A integrante do Slam das Minas e do grupo de rap Nefertaris Vandal, a poeta, slammer e rapper Andréa Bak, fará participação entre as discotecagens. Aos 18 anos, a poeta já ganhou notoriedade por recitar nas ruas e espaços culturais do Rio de Janeiro versos que contam a história do povo negro sob uma perspectiva de fortalecimento, de exaltação e empoderamento.

Produzida por Marcello Maldonado e pelo produtor artístico Marcello MBGroove (coletivo Vinil É Arte), a feira apresenta, ao longo do dia, vários DJs com seus sets em vinil, especialistas nos mais variados estilos; MPB, Black Music, Rock, Eletronic. Cerca de 60 expositores de todo o Brasil estarão presentes com discos e CDs. Do Rio, participarão, dentre outros, a Tropicália Discos e a Arquivo Musical, além da Livraria Baratos da Ribeiro e da Satisfaction. Os paulistas serão representados pelo Beco do Disco, Casa da Mia, Mega Hard, Mafer Discos e Vinil SP, entre outros.

SERVIÇO: 22° Feira de Discos de Vinil do Rio de Janeiro

Dia: 8 de dezembro, domingo

Horário: 11h às 19h

Local: IAB – Instituto dos Arquitetos do Brasil

Endereço:  Beco do Pinheiro, 10 – Flamengo, Rio de Janeiro

Entrada: 1 kg de alimento não perecível

Classificação: livre


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum