Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
14 de março de 2019, 16h29

Filha de Glauber Rocha prepara série que resgata participação do pai na TV

Entre fevereiro de 1979 e julho de 1980, a TV Tupi manteve no ar o programa “Abertura”, que contava com a participação de Glauber, que completaria 80 anos nesta quinta-feira

Foto: Divulgação

A produtora e diretora Paloma Rocha, filha do diretor Glauber Rocha, lança em agosto deste ano, na Cine Brasil TV, a série “Antena da Raça”, que intercala as participações de Glauber na extinta TV Tupi e as gravações conduzidas pela equipe dela ao longo do ano passado.

Entre fevereiro de 1979 e julho de 1980, a TV Tupi manteve no ar o programa “Abertura”, que contava com a participação de Glauber.

O programa, que fazia alusão à abertura política pelo qual passava a política brasileira na época, tinha em Glauber o seu participante mais irreverente e provocador. Sempre com a camisa entreaberta e a barba por fazer, o cineasta fazia seus quadros com um tom eloquente, entrevistando pessoas anônimas nas ruas.

Glauber dizia: “É preciso falar de cultura. O povo brasileiro é analfabeto, mesmo os intelectuais são analfabetos”. E ainda: “Nossa cultura é a macumba, não é a ópera”. Ou: “Por que a burguesia [brasileira] tem que ser cruel, desumana?”.

Dessa produção recente, há entrevistas com nomes como o diretor de teatro José Celso Martinez Corrêa e o ex-ministro da Cultura Juca Ferreira, além, é claro, das participações de anônimos em rodoviárias, aldeias indígenas, assentamentos de sem-terra. Aparecem ainda manifestações favoráveis e contrárias a Lula às vésperas da prisão do ex-presidente.

Além da série, com 13 episódios, o projeto dará origem a um filme, codirigido por Luís Abramo, que deve ficar pronto em outubro para, daí em diante, percorrer festivais de cinema.

Com informações da Folha


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum