Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
21 de janeiro de 2020, 18h49

Folha se desculpa com Maiara e Maraisa por ilustração com suástica

A dupla aparecia em ilustração feita pelo colunista Anderson França em artigo que criticava o silêncio de alguns artistas sobre a polêmica envolvendo o ex-secretário Especial de Cultura, Roberto Alvim

Reprodução/Instagram

A Folha de S. Paulo publicou uma nota na tarde desta terça-feira (21) pedindo desculpas à dupla sertaneja Maiara e Maraisa por reproduzir uma ilustração do colunista Anderson França que trazia as duas usando uma braçadeira com uma suástica. A imagem foi retirada do ar.

“A Folha pede desculpas à dupla Maiara e Maraisa pela ilustração de autoria de Anderson França publicada em artigo do colunista nesta terça (21). Não há na biografia da dupla nada que possa associá-la ao símbolo odioso que foi inserido. A ilustração já foi retirada do ar, em respeito à dupla e também por não coincidir com a orientação editorial do jornal”, afirmou a Folha em nota publicada nas redes e no rodapé do artigo escrito por França que gerou a polêmica.

Ao criticar artistas alguns segmentos da música – como o axé, o sertanejo e o pagode – por não terem se posicionado publicamente contra o ex-secretário Especial de Cultura Roberto Alvim, França publicou uma charge mostrando as duas cantoras com um símbolo nazista no braço.

Pelas redes sociais, a dupla publicou uma nota de repúdio e disse que acionou o departamento jurídico. “Uma ilustração, feita pelo mesmo autor do texto, mostra a dupla Maiara e Maraisa usando uma braçadeira com uma suástica nazista. Em tempos onde alimentar o ódio na web virou rotina, nos deparamos com tamanho absurdo. Associar a dupla ao nazismo é uma grande irresponsabilidade e uma agressão as cantoras que repudiam toda e qualquer atitude que remeta a essa época tão sombria da história”, diz trecho da mensagem.

Enquanto a Folha se desculpou por reproduzir a imagem, França se orgulhou do possível processo. “Maiara & Maraisa, cantoras da saga da cachaça, vão me processar. Isso mesmo que você leu. Eu acho que elas poderiam inclusive aproveitar e pedir minha prisão. Mais: trabalhar ao lado do presidente que elas elegeram, cuja milícia me ameaça de morte”, declarou.

Gente.Se isso não é o maior reconhecimento que uma pessoa pode ter na vida, eu já não sei mais o que é.Maiara &…

Posted by Anderson França on Tuesday, January 21, 2020

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum