No rastro do óleo do Nordeste
01 de fevereiro de 2018, 14h26

Galeria de Arte de Manchester retira de exposição obra com meninas nuas

Curadora do local justifica atitude alegando que a remoção do quadro “Hylas and the Nymphs” não foi motivada por censura, mas para abertura do debate sobre o tema.

Curadora do local justifica atitude alegando que a remoção do quadro “Hylas and the Nymphs” não foi motivada por censura, mas para abertura do debate sobre o tema.

Da Redação*

A onda de censura em locais de exposição de arte e cultura parece que não se restringe ao Brasil atual. A Galeria de Manchester, na Inglaterra, removeu o quadro “Hylas and the Nymphs”, John William Waterhouse, de sua exposição. A imagem mostra meninas nuas. De acordo com a curadora da galeria, Clare Gannaway, a retirada da obra tem o objetivo de abrir um debate e, não, é uma forma de censura.

“Queremos criar um espaço para debates sobre como expor e interpretar as obras de arte em Manchester”, afirmou ela. A obra se encontrava na sala “Em Busca de La Belleza” e estava exposta com outras pinturas do século 19 dominadas pelo nu feminino. Gannagay afirmou que o nome era um “mau título para aquele espaço” e ainda disse que “os personagens femininos do quadro são representados como um sujeito passivo e decorativo”.

No lugar do quadro, o museu está aplicando alguns posts mostrando as opiniões do público sobre a retirada da obra. Alguns, dizem que a atitude abre um perigoso precedente. Outros, que a foi uma ação politicamente correta.

*Com informações do G1

Foto: Divulgação/ Galeria de Arte de Manchester


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum