Fórum Educação
21 de Maio de 2020, 23h31

Governo chileno gera repúdio por concurso literário que associa Luis Sepúlveda ao coronavírus

Iniciativa pretendia “homenagear” o escritor, vítima da doença, pedindo textos com o tema “O Coronavírus e Eu”, o que provocou chuva de críticas

Cartaz do concurso em "homenagem" a Luis Sepúlveda (foto: divulgação)

O escritor chileno Luis Sepúlveda, que faleceu na Espanha no último dia 16 de abril, vítima do coronavírus, ganhou uma “homenagem” de extremo mau gosto do seu país natal.

O Ministério da Cultura do governo neoliberal de Sebastián Piñera lançou o 1º Concurso Literário Luis Sepúlveda. Até aí, a iniciativa estava bem, o problema foi o tema anunciado para os textos que pretendem participar do evento: “O Coronavírus e Eu”.

A ideia provocou forte repúdio em diversos setores da classe artística chilena. O músico e radialista Marco Canto chegou a publicar, em seu Twitter: “sério que o governo pensa que isto é uma `homenagem´ a Luis Sepúlveda? É quase uma ode ao humor negro”.

A rejeição foi tão grande que o poster e as regras do concurso foram apagados das redes sociais e dos sites de divulgação do Ministério da Cultura horas depois do lançamento.

O escritor chileno Luis Sepúlveda foi muito amigo do líder ambientalista brasileiros Chico Mendes, a quem dedicou uma de suas obras mais conhecidas: “O velho que lia romances de amor”. Também é autor de livros como “História de um cão chamado Leal”, “Mundo do fim do mundo” e “Diário de um killer sentimental”.

Em seu país, foi apoiador do governo de Salvador Allende (1970-1973), mas preferiu deixar o país após o golpe de Estado liderado por Augusto Pinochet (ocorrido no dia 11 de setembro de 1973), fixando residência na Espanha, a partir de então.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum