Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
14 de fevereiro de 2019, 09h28

Juca Ferreira reage à revisão da Petrobras Cultural: “esse governo não mostra compromisso com as pessoas”

O ex-ministro disse ainda que o governo vai retirar recursos da cultura, educação e saúde para cobrir ‘encargos financeiros’

Foto: Agência Brasil

Logo após ler o anúncio, vindo do Twitter do próprio presidente Jair Bolsonaro, nesta quarta-feira (13), de que o governo vai “revisar” os recursos da Petrobras para a cultura e dar enfoque principal à “educação infantil e manutenção do empregado à Orquestra Petrobras”, o ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira, reagiu indignado: “o argumento de que está retirando recursos das artes e da cultura para aplicá-lo em algo mais importante é falacioso”.

O ex-ministro lembrou que outros setores vitais também sofrerão cortes: “acabo de ler nos jornais de hoje que o governo está retirando 600 bilhões da previdência para cobrir ‘encargos financeiros’. Está reduzindo os recursos para educação, para a saúde”.

Juca lembrou ainda que “o neoliberalismo não entende a complexidade da sociedade e as necessidades e demandas da sociedade. Reduz tudo ao fato econômico. E esse governo não mostra muito compromisso com as pessoas. É um governo que representa os interesses do capital financeiro e das grandes empresas”, advertiu.

Ele lembrou também que “a cultura é uma necessidade humana como é alimentação, moradia, saúde e educação. Eles demonstram uma dificuldade enorme para entender isso. Quem perde é o país”, disse.

Ao final, Juca Ferreira afirmou que o novo posicionamento da Petrobras a respeito dos patrocínios à cultura “é um ato que ignora a importância do Estado para o nosso crescimento e não entende a responsabilidade do Estado democrático para com o desenvolvimento cultural da sociedade”, encerrou.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum