Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
13 de junho de 2019, 15h56

Juiz absolve Caetano por chamar Olavo de Carvalho de “sub-Heidegger do nosso sub-Hitler”

O juiz lembrou que "a crítica e o consequente embate de ideias são protegidos e, mesmo, garantidos pela Constituição, que os quer livres"

Caetano Veloso (Foto: Divulgação)

O juiz José Zoéga Coelho, do Juizado Especial Criminal de São Paulo, absolveu “sumariamente”, na última terça-feira (11), o cantor e compositor Caetano Veloso das acusações de ofensa à honra de Olavo de Carvalho, escritor e guru do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

O escritor ajuizou a ação em fevereiro deste ano, alegando que Caetano, em artigo publicado na “Folha” em outubro do ano passado, havia praticado contra ele os crimes de “calúnia, injúria e difamação”.

No artigo, Caetano criticava post feito por Olavo às vésperas do segundo turno das eleições, apontando um “autoritarismo matador”, além de descrever o escritor como um “sub-Heidegger do nosso sub-Hitler”.

Na queixa-crime, Olavo alegou que Caetano teve “má-fé” na interpretação de suas palavras. Na petição, o advogado dele, Francisco Carlos Cabrera, referiu-se ao artista como “canalha” e “delinquente travestido de colunista”.

O juiz afirmou em sua decisão que Olavo “é pessoa que ganhou projeção pública e, como tal, naturalmente se expõe a críticas das mais diversas (procedentes ou não, válidas ou não, com viés puramente ideológico ou não e etc). Mas da crítica das ideias ao ataque específico à honra (este último objeto de tutela penal) há distância imensa”.

José Zoéga lembrou também que “a crítica e o consequente embate de ideias são protegidos e, mesmo, garantidos pela Constituição, que os quer livres”.

Segundo o advogado de Caetano, Allan Caetano Ramos, a decisão “acertou ao proteger o direito à liberdade de expressão e de crítica tutelado pela Constituição da República”.

Com informações da coluna de Ancelmo Gois


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum