Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
20 de fevereiro de 2020, 11h40

Kleber Mendonça Filho diz em Berlim que governo Bolsonaro sabota cinema nacional

O cineasta, que é membro do júri da Berlinale, afirma que este é o melhor momento do cinema brasileiro, graças às políticas do governo Lula

Kleber Mendonça Filho (Foto: Aquiles Lins)

O cineasta Kleber Mendonça Filho, diretor de “Bacurau”, entre outros filmes, disse, na manhã desta quinta-feira (20), em encontro do júri com a imprensa no Festival Internacional de Cinema de Berlim, a Berlinale, que o cinema do Brasil passa por um processo de sabotagem pelo governo federal.

Apesar do ataque que vem sofrendo, o diretor, que é um dos membros do júri, presidido pelo ator britânico Jeremy Irons, afirma que este é o melhor momento do cinema brasileiro

“O cinema brasileiro tem uma longa história, o que acontece agora [a boa fase] é resultado de vários anos de trabalho duro”, disse, referindo-se a políticas públicas, sobretudo após o governo Lula, que ajudaram a aumentar a diversidade do cinema nacional, anteriormente relegada aos estados do Sudeste. “É exatamente isso que está sendo sabotado agora. Sim, estou preocupado”, concluiu.

“Tenho sido muito bem recebido em vários lugares. Nos últimos três anos tenho viajado com meus filmes. Este é o melhor momento do cinema brasileiro em sua história”, disse.

“E é quando o cinema é desmantelado diariamente, quando passamos por momentos difíceis é que é o melhor momento para fazer filmes”, afirmou à imprensa internacional.

“Vou continuar a fazer filmes e a dizer o que eu penso”, completou.

Com informações da Folha


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum