Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
10 de março de 2020, 10h27

Led Zeppelin não roubou “Stairway to Heaven”, decide tribunal americano

Jimmy Page disse que a sequência de acordes em questão "sempre esteve por aí". Compare as duas canções aqui

Foto: Divulgação

A banda britânica Led Zeppelin não roubou parte de canção “Stairway to Heaven”. Essa é a decisão desta segunda-feira (9) de um tribunal de apelações dos EUA, reestabelecendo a decisão anterior.

Os 11 juízes de San Francisco confirmaram um julgamento de 2016, que não encontrou provas de que a música clássica do Zeppelin de 1971 tenha violado os direitos autorais da canção Taurus, escrita por Randy Wolfe, de uma banda de Los Angeles chamada Spirit.

Em 2018, a decisão foi anulada por um painel de três juízes em São Francisco. De acordo com eles, certas instruções ao tribunal do júri distrital eram “errôneas e prejudiciais” e não esclareciam se o arranjo de elementos do domínio público poderia ser considerado original.

O Led Zeppelin levou o caso a uma corte superior, cuja decisão desta segunda-feira, baseada na Lei de Direitos Autorais de 1909, reestabeleceu a decisão original.

Estima-se que a “Stairway to Heaven” tenha arrecadado US$ 3,4 milhões durante o período de cinco anos em que transcorreu o julgamento anterior.

O guitarrista do Led Zeppelin, Jimmy Page – que foi processado junto com o cantor do grupo Robert Plant e o outro sobrevivente da banda, John Paul Jones – testemunhou em 2016 que a sequência de acordes em questão “sempre esteve por aí”.

Mas o administrador de Wolfe, Michael Skidmore, disse que as músicas tiveram progressões de acordes semelhantes e Page pode ter escrito “Stairway to Heaven” depois de ouvir “Taurus”, enquanto o Led Zeppelin e o Spirit viajavam juntos.

Malofiy disse que pode recorrer à suprema corte dos EUA.

Os advogados do Led Zeppelin não comentaram a decisão.

Compare as duas canções abaixo:

Com informações do The Guardian


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum