Fórumcast, o podcast da Fórum
16 de abril de 2019, 16h37

Livro relata trajetória entre abertura democrática e prisão de Lula

“A Constituição traída - Da abertura democrática ao golpe e a prisão de Lula”, de Cleonildo Cruz e Liane Cirne, terá lançamento nacional nesta quarta, em Recife

O cineasta Cleonildo Cruz é um dos autores do livro - Fotos: Divulgação

Recife, capital pernambucana, recebe nesta quarta-feira (17) o lançamento nacional do livro “A Constituição traída – Da abertura democrática ao golpe e a prisão de Lula” (Editora Hedra).

A obra surgiu da necessidade do historiador e cineasta Cleonildo Cruz, e da advogada e professora de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Liana Cirne, buscarem organizar uma análise da ruptura institucional que o país atravessa.

Na avaliação dos autores, “a democracia brasileira jaz, colapsada. As instituições inspiram pouca se não nenhuma confiança. Os três poderes se batem, decapitados, procurando no vácuo de poder a oportunidade para seu predomínio: a lei nada vale”, diz Cleonildo.

Em “A Constituição traída: da abertura democrática ao golpe e à prisão de Lula” estão três dos discursos mais marcantes de nossa história política recente: o de Ulysses Guimarães, quando da promulgação da Constituição; o de Dilma Rousseff, no dia em que o Senado ratificou seu impeachment sem crime; e o de Lula, em São Bernardo, logo antes de se dirigir à Polícia Federal para seu cárcere.

Ensaios, artigos e entrevistas

“Estão, também, quinze ensaios e artigos de destacados intelectuais de áreas como o Direito, Economia e Política Sindical que procuram nos escombros a razão de nossa falência democrática. E estão, por fim, entrevistas com personagens fundamentais no processo político da Assembleia Nacional Constituinte, que destrincham os jogos de força que permearam a disputa pela redação Final da Constituição Cidadã”, acrescenta o cineasta, coautor da obra.

O lançamento será nesta quarta-feira (17), a partir das 18 horas, no Café Liberal, à Rua Marquês de Olinda, Recife Antigo. O livro já pode ser adquirido em pré-venda pela Amazon.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum