O que o brasileiro pensa?
16 de abril de 2019, 16h37

Livro relata trajetória entre abertura democrática e prisão de Lula

“A Constituição traída - Da abertura democrática ao golpe e a prisão de Lula”, de Cleonildo Cruz e Liane Cirne, terá lançamento nacional nesta quarta, em Recife

O cineasta Cleonildo Cruz é um dos autores do livro - Fotos: Divulgação

Recife, capital pernambucana, recebe nesta quarta-feira (17) o lançamento nacional do livro “A Constituição traída – Da abertura democrática ao golpe e a prisão de Lula” (Editora Hedra).

A obra surgiu da necessidade do historiador e cineasta Cleonildo Cruz, e da advogada e professora de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Liana Cirne, buscarem organizar uma análise da ruptura institucional que o país atravessa.

Na avaliação dos autores, “a democracia brasileira jaz, colapsada. As instituições inspiram pouca se não nenhuma confiança. Os três poderes se batem, decapitados, procurando no vácuo de poder a oportunidade para seu predomínio: a lei nada vale”, diz Cleonildo.

Em “A Constituição traída: da abertura democrática ao golpe e à prisão de Lula” estão três dos discursos mais marcantes de nossa história política recente: o de Ulysses Guimarães, quando da promulgação da Constituição; o de Dilma Rousseff, no dia em que o Senado ratificou seu impeachment sem crime; e o de Lula, em São Bernardo, logo antes de se dirigir à Polícia Federal para seu cárcere.

Ensaios, artigos e entrevistas

“Estão, também, quinze ensaios e artigos de destacados intelectuais de áreas como o Direito, Economia e Política Sindical que procuram nos escombros a razão de nossa falência democrática. E estão, por fim, entrevistas com personagens fundamentais no processo político da Assembleia Nacional Constituinte, que destrincham os jogos de força que permearam a disputa pela redação Final da Constituição Cidadã”, acrescenta o cineasta, coautor da obra.

O lançamento será nesta quarta-feira (17), a partir das 18 horas, no Café Liberal, à Rua Marquês de Olinda, Recife Antigo. O livro já pode ser adquirido em pré-venda pela Amazon.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum