Livro vetado por Ernesto Araújo por ter prefácio de Rubens Ricupero será lançado em fevereiro

A obra foi escrita pelo embaixador Synesio Sampaio Goes Filho e o prefácio é do ex-embaixador, Rubens Ricupero, crítico da atual política externa brasileira e desafeto do chanceler

O ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, sofreu mais uma derrota, em meio às muitas obtidas na política externa sob seu comando.

O livro, que conta a vida do diplomata Alexandre Gusmão, teve sua publicação vetada pelo chanceler brasileiro, em agosto de 2019. Porém, será lançado em fevereiro, de acordo com a coluna de Guilherme Amado, para Época.

A obra foi escrita pelo embaixador Synesio Sampaio Goes Filho e o prefácio é do ex-embaixador em Washington, Rubens Ricupero, crítico da atual política externa brasileira e desafeto de Araújo.

O livro deveria ter sido lançado pela Fundação Alexandre Gusmão, ligada ao Itamaraty. No entanto, o chanceler escolhido por Jair Bolsonaro censurou e não permitiu a publicação.

Com isso, o autor acabou fechando acordo com a editora Record, que vai lançar a obra.

O livro

“Alexandre de Gusmão: O estadista que desenhou o mapa do Brasil” aborda a trajetória do diplomata do século XVIII, que atuou na demarcação da América do Sul entre Portugal e Espanha.

Além disso, relata a época em que Gusmão foi secretário de D. João V. Ele é considerado um dos patronos da diplomacia brasileira.

Avatar de Lucas Vasques

Lucas Vasques

Jornalista e redator da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR