Lula celebra eleição de Gilberto para a ABL: "Patrimônio cultural do povo"

Junto com o professor e pesquisador da língua portuguesa Domício Proença Filho, Gilberto Gil será um dos dois representantes negros na Academia Brasileira de Letras

Lula e Gilberto Gil (Foto: Ricardo Sutckert)
Escrito en CULTURA el

Em viagem à Europa, o ex-presidente Lula (PT) comemorou nas redes sociais a eleição de Gilberto Gil, seu primeiro ministro da Cultura, para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL).

"Dos tempos de Gilberto Gil no Ministério da Cultura, agora imortal pela Academia Brasileira de Letras. Parabéns, companheiro @gilbertogil! Patrimônio cultural do povo brasileiro!", escreveu o ex-presidente juntamente com uma foto do novo imortal.

https://twitter.com/LulaOficial/status/1459093488151273476

O cantor e compositor baiano ocupará a cadeira de número 20, cujo patrono é o romancista Joaquim Manuel de Macedo, autor do clássico “A Moreninha”, e que foi ocupada a partir de 1999 pelo jornalista Murilo Melo Filho, falecido em maio de 2020.

Gil disputou a vaga com o poeta Salgado Maranhão e o escritor Ricardo Daunt. O ex-ministro era tido como o mais cotado para a cadeira, e aos 79 anos confirmou o favoritismo, garantindo a vaga no Palácio Petit Trianon do Brasil, que fica no Centro do Rio de Janeiro.

A vitória de Gilberto Gil foi obtida com 21 votos, seguido por Salgado Maranhão, que obteve 7 indicações, e Ricardo Daunt, que não foi votado por nenhum “imortal”. Junto com o professor e pesquisador da língua portuguesa Domício Proença Filho, o autor de “Andar com Fé” será um dos dois representantes negros na entidade.