Lula: “Zé de Abreu me colocou sobre os ombros e foi abrindo caminho no meio do povo"

O ex-presidente conta esta e outras histórias no prefácio da biografia do ator e ativista, que será lançada nesta quinta-feira

Zé de Abreu e Lula. Foto: Divulgação
Escrito en CULTURA el

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirma no prefácio do livro “Abreugrafia”, a biografia do ator e ativista José de Abreu, que será lançado nesta quinta-feira (18), que o amigo “ousou estar do lado certo da História, e por isso tornou-se um dos alvos preferenciais do ódio que tomou conta deste país nos últimos anos”.

Lula diz ainda que Zé “ameaçado de morte pelas milícias bolsonaristas, nunca se acovardou. A tudo isso reagiu, e reage, sempre com duas armas poderosas, que maneja como poucos: a coragem e o bom humor”.

Lula conhecia Zé de Abreu da televisão. A relação entre os dois se estreitou em um comício de encerramento de sua campanha à presidência da República em 1989 na Candelária, no Rio de Janeiro. Diante da multidão, Lula conta como foi "salvo" pelo ator.

"Aquilo me encheu de alegria, é claro, mas ao mesmo tempo me criou um problema: como passar no meio daquele mar de gente para chegar até o palco? Pois ele achou a solução: me colocou sobre os ombros e foi abrindo caminho no meio do povo", diz.

Lula conta ainda que Zé de Abreu desistiu de ser escrivão da polícia por se ver coagido a receber propina. Por fim, o ex-presidente ressalta que o amigo nunca abriu mão de sua filosofia de vida de "sonhar alto".

"E fez questão de ignorar o conselho de sua mãe, dona Gilda, que lhe dizia: 'Tenha cuidado, meu filho, ninguém pode contra a espada'. José de Abreu sonhou sempre alto. E segue acreditando no amor vencendo a espada".

Lançamento no Rio e em São Paulo

Zé de Abreu lança nesta semana os dois volumes de sua autobiografia. A obra, batizada de “Abreugrafia – Livros I e II”, será lançada em 18 de novembro, às 19h, na Livraria Travessa do Leblon, no Rio e no dia 22 de novembro, na Livraria Travessa de Pinheiros, em São Paulo.

Quem não puder ir no lançamento já pode comprar em pré-venda os dois volumes de “Abreugrafia

O livro chega às lojas apenas alguns dias após a estreia de “Um Lugar ao Sol”, nova novela das nove da Rede Globo, em que o ator interpreta Santiago, dono da rede de supermercados Redentor, pai de Barbara (Alinne Moraes), Rebeca (Andrea Beltrão) e Nicole (Ana Baird).

O momento é especial por outro motivo também, pois o autor, que sempre militou politicamente, anunciou recentemente que vai se candidatar a deputado federal pelo PT do Rio de Janeiro.

Temas