"Marighella" será exibido na quadra do Sindicato dos Bancários em SP

Evento gratuito e aberto para a população nesta sexta-feira (3) contará com presença de estudantes e professores de escolas da periferia da capital paulista, movimentos de moradia popular, lideranças comunitárias e sindicais

Foto: Filme 'Marighella' (Reprodução)
Escrito en CULTURA el

Após o sucesso da sessão na Ocupação Carolina Maria de Jesus, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), para mais de mil pessoas, o CineB Solar, parceria do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região com a Brazucah Produções, volta a exibir gratuitamente o longa-metragem nacional "Marighella", de Wagner Moura.

A sessão acontece nesta sexta-feira (3), às 18h, na Quadra dos Bancários no Centro de São Paulo.

Primeiro longa-metragem de Wagner Moura como diretor, "Marighella" estreou oficialmente nos cinemas brasileiros dia 4 de novembro de 2021, exatamente 52 anos após o assassinato de Carlos Marighella pela ditadura militar, em 1969. Desde então, o filme alcançou mais de 300 mil espectadores em 300 salas, incluindo as sessões de pré-estreias.

O filme

"Marighella" traz no elenco Seu Jorge, no papel-título, Bruno Gagliasso, Luiz Carlos Vasconcellos, Herson Capri, Humberto Carrão, Adriana Esteves, Bella Camero, Maria Marighella, Ana Paula Bouzas, Carla Ribas, Jorge Paz, entre outros. O filme conta a história dos últimos anos de Carlos Marighella, guerrilheiro que liderou um dos maiores movimentos de resistência contra a ditadura militar no Brasil, na década de 1960.

Comandando um grupo de jovens revolucionários, Marighella (Seu Jorge) tenta divulgar sua luta contra a ditadura para o povo brasileiro, mas a censura descredita a revolução. Seu principal opositor é Lucio (Bruno Gagliasso), policial que o rotula de inimigo público nº 1. Quando o cerco se fecha, o próprio Marighella é emboscado e morto – mas seus ideais sobrevivem nas ações dos jovens guerrilheiros, que persistem na revolução.

“Já foi sucesso o filme Bacurau quando apresentamos aqui na sede do Sindicato, e agora esse grandioso evento na Quadra dos Bancários para a exibição do filme Marighella, será um marco importante para o CineB Solar, Brazucah e o Sindicato dos Bancários de SP”, celebra o coordenador do CineB Solar Cidálio Vieira.

Protocolos de segurança

Após uma pausa de 18 meses devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o projeto CineB Solar retomou gradualmente suas exibições presenciais e coletivas no dia 12 de outubro, em celebração ao Dia das Crianças. O retorno ocorreu no Campo de Futebol do Jardim Icaraí, na Zona Sul de São Paulo.

Visando o bem-estar dos espectadores, as sessões durante esta retomada seguem protocolos de segurança, como a obrigatoriedade de utilização de máscaras e o distanciamento entre os assentos, além de disponibilização de álcool 70% para higienização das mãos. Toda a equipe de produção já possui imunização completa e será testada para Covid-19 antes das exibições.

Mais sobre o CineB Solar

Criado em 2007 pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, o CineB passou a se chamar CineB Solar em 2018, quando passou a circular com uma van que gera, através de placas solares, a própria energia consumida no evento. Já atingiu um público superior a 75 mil espectadores, 160 bairros percorridos, em mais de 580 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, se reinventaram e prepararam novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineB Autorama, ações para que todos possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.

Serviço

Exibição de "Marighella" no CineB Solar.
Dia 3 de dezembro, sexta-feira, às 18h, na Quadra dos Bancários. Rua Tabatinguera, 192 – Centro – São Paulo
Para participar: Enviar nome completo, e-mail  e telefone para e-mail [email protected]
Filme exibido: Marighella – (Wagner Moura – Brasil – 2021 – 155 minutos – 16 anos – Drama)