Minissérie inspirada em relatos femininos junta teatro, cinema e tecnologia

“Desmarginação: Fragmentos ou o que sobrou”, conta com quatro episódios inspirados em falas de Oprah Winfrey, Sojourner Truth, Virgínia Woolf, Chimamanda Ngozi Adichie e Toni Morrison

Foto: Cleo Martins
Escrito en CULTURA el

Foi lançada neste mês de agosto a minissérie brasileira “Desmarginação: Fragmentos ou o que sobrou”, com quatro episódios inspirados em falas de Oprah Winfrey, Sojourner Truth, Virgínia Woolf, Chimamanda Ngozi Adichie e Toni Morrison.

A minissérie teve como ponto de partida o fechamento dos teatros e cinemas durante o isolamento social. A partir disto, as integrantes da Companhia La Desdeñosa criaram um novo formato de espetáculo que, apesar de parecido com uma série da Netflix, conta com a emoção de presenciar uma atuação ao vivo.

As cenas foram gravadas em quartos, salas e outros cômodos das próprias casas das atrizes e diretoras do grupo, que conseguiram recriar a Londres de Virginia Woolf, nos anos 1900, ou ainda a Nigéria atual de Chimamanda Ngozi e seus contextos sociais.

Os episódios da 2ª temporada de “Desmarginação” serão lançados ao longo de 4 meses, entre agosto e novembro. Cada episódio terá apenas duas exibições ao vivo por mês, o que torna indispensável conferir as atualizações e novidades do perfil que as integrantes da companhia mantém no Instagram: @cialadesdenosa (https://www.instagram.com/cialadesdenosa). Os ingressos são gratuitos, mas o público pode contribuir voluntariamente escolhendo opções que variam entre R$ 10 a R$ 50, pela plataforma Sympla.

A Cia La Desdeñosa é um grupo de pesquisa cênica formado pelas atrizes Gabi Costa, Juliana Sanches, Maria Carolina Dressler e Tatiana Ribeiro. Seu primeiro espetáculo, Naturaleza Muerta, foi contemplado em 2015 pelo Proac São Paulo, cumpriu temporada no Armazém do Grupo XIX de Teatro e na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Atualmente o grupo trabalha no processo criativo do espetáculo Betta Splendens, de autoria de Tatiana Ribeiro e que foi contemplado pelo edital de Dramaturgia de Pequenos Formatos do CCSP em 2020, ainda sem data prevista para estrear, devido à pandemia de Covid-19.