Fórumcast, o podcast da Fórum
17 de abril de 2019, 13h27

Monólogo “Dentro” mira os acontecimentos recentes do Brasil pelo ponto de vista da mulher

Espetáculo, que celebra 10 anos de existência da companhia Teatro Inominável, estreia 24 de abril, no Rio de Janeiro

Foto: Diogo Liberano/Divulgação

O monólogo “Dentro”, com dramaturgia de Diogo Liberano, direção de Natássia Vello e atuação de Laura Nielsen faz temporada no Teatro III do Centro Cultural Banco do Brasil, de 24 de abril a 26 de maio de 2019, de quarta a domingo, às 19h30. A montagem – que celebra 10 anos de existência da companhia Teatro Inominável – apresenta a história de Leonor, uma mulher de 40 anos que se reencontra com suas falecidas antepassadas para tomar uma xícara de café.

Leonor (Laura Nielsen) acolhe o público na mesma sala de estar onde outrora suas antepassadas viveram, serve café aos espectadores ali presentes e mostra a eles algumas fotografias das mulheres de sua família. Pouco a pouco, instaurando um clima de intimidade com os presentes, a protagonista inicia um mergulho em seu passado, buscando compreender melhor a sua própria história. “Dentro” apresenta uma reflexão sobre o vínculo – nem sempre visível – entre uma história pessoal e subjetiva e outra mais geral e objetiva, a história oficial dos fatos e acontecimentos culturais, sociais e políticos do Brasil.

Para o diretor artístico e de produção do Teatro Inominável, Diogo Liberano, dramaturgo de “Dentro”, “nesta criação, tocamos em momentos da história do Brasil para compreender melhor o instante que vivemos agora. Para isso, atritamos as histórias individuais dessas mulheres com a história oficial do país. Acreditamos que o encontro dessas narrativas possibilita uma interpretação mais crítica e sensível dos valores e morais que seguem vivos hoje em dia”.

Para compor a narrativa, a atriz Laura Nielsen, a diretora Natássia Vello e a assistente de direção e produtora Clarissa Menezes, fizeram uma vasta pesquisa sobre a história recente do Brasil, mirando os acontecimentos de nosso país pelo ponto de vista da mulher em nossa sociedade. Em paralelo, também compartilharam documentos biográficos de suas famílias numa investigação sobre a ancestralidade. Em parceria com o dramaturgo Diogo Liberano, esses dois temas – ancestralidade e feminino – se misturaram e geraram uma narrativa na qual realidade e ficção estão de mãos dadas.

“Dentro” é uma criação produzida de maneira independente pelo Teatro Inominável e dá início às comemorações de 10 anos da companhia carioca. Em maio, a performance “O Narrador”, de Diogo Liberano, indicada aos Prêmios Cesgranrio e Shell, faz nova temporada na Casa Rio, em Botafogo. Em junho, também no Teatro III e, desta vez com o patrocínio do CCBB, a companhia estreia o monólogo “Yellow Bastard”, com atuação de Márcio Machado, com direção e dramaturgia de Diogo Liberano e direção deste com Andrêas Gatto.

 Serviço

 “Dentro”

Temporada: de 24 de abril a 26 de maio de 2019*

Teatro III do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro/RJ

Telefone: (21) 3808-2020

Dias e horários: de quarta a domingo, às 19h30

Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada)

Lotação: 30 lugares

Duração: 70 minutos

Classificação indicativa: 14 anos

Funcionamento da bilheteria: de quarta à segunda-feira, das 09h às 21 horas.

* Nas sextas-feiras 26/04, 03/05, 10/05, 17/05 e 24/05, após o espetáculo, haverá um bate-papo junto à plateia, com a presença da equipe de criação do espetáculo, integrantes do Teatro Inominável, além de convidadxs.

 


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum