Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
02 de janeiro de 2020, 12h02

Morre o poeta TT Catalão, um dos autores do programa Cultura Viva, do extinto MinC

Leandro Fortes afirmou que “sua ausência encerra o último ciclo de delicadeza da capital federal”

Foto: Reprodução YouTube

O poeta Vanderlei dos Santos Catalão, o TT Catalão, morreu, na madrugada desta quinta-feira (2), por volta das 2h30. TT foi vítima de uma hepatite fulminante e insuficiência renal. O velório do jornalista acontecerá na sexta-feira, (3), a partir das 10h, na 508 Sul e o enterro está marcado para as 16h no cemitério Campo da Esperança.

Jornalista, letrista, músico e ativista cultural morava na capital federal desde 1972. Em 2010, assumiu a Secretaria de Programas e Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), auxiliando a implantação do Programa Cultura Viva como uma polícia de Estado, em 2014.

Trabalhou no Correio Braziliense, a partir de 1976. Dividiu a vida de jornalista com a de artista. Em 1978, coeditou e organizou suplementos e performances na Mostra do Horror Nacional, com José Mojica, Fernando Lemos, Ivan Cardoso, Elyseu Visconti e Júlio Bressane, em reação à censura no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

A marca de TT

O jornalista Leandro Fortes fez comovente relato na sua página do Facebook, assim que soube da morte de TT Catalão. Para ele, “praticamente tudo que houve e ainda há de bom na cultura de Brasília tem a marca, as palavras e as cores de TT”.

Leandro disse ainda que “sua ausência encerra o último ciclo de delicadeza da capital federal, uma utopia à qual TT dedicou versos, risos e lágrimas antes de vê-la transformada nesse inferno de carros e servidores públicos ensimesmados em suas cidadelas de elitismo brutalmente reacionário”.

Com informações do Correio Braziliense


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum