Mostra 3M leva arte contemporânea para o Metrô de São Paulo

A Mostra apresenta obras que incentivam reflexões sobre a relação do indivíduo com a coletividade na sociedade

Objeto Horizonte exposto no Parque Faria Lima em Guarulhos | Crédito: Karina Bacci
Escrito en CULTURA el

A Mostra 3M de Arte promove, até dia 30 de outubro, a circulação de obras participantes de sua última edição em parques públicos de Campinas, Guarulhos e estações de metrô de São Paulo. Viabilizada pelo patrocínio da 3M via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Mostra 3M apresenta obras que incentivam reflexões sobre a relação do indivíduo com a coletividade na sociedade.  

Com curadoria de Camila Bechelany, a 10ª Mostra 3M de Arte explora o tema “Lugar Comum: travessias e coletividades na cidade”, cujo conceito explora a relação de cada pessoa como participante ativa e receptiva no meio urbano. “A proposta curatorial nos leva a refletir que por meio de nossas experiências particulares e coletivas somos agentes transformadores do espaço público”, conta Bechelany. 

Para a 3M, que patrocina a Mostra desde sua primeira edição em sintonia para a construção de um projeto cultural duradouro, o tema desta edição trabalha com pilares fundamentais da empresa. “Levar a 10ª Mostra 3M de Arte para outras cidades amplia a democratização do acesso à arte e a reflexão sobre o uso coletivo dos espaços públicos”, comenta Luiz Eduardo Serafim, Head de Marca e Comunicação da 3M do Brasil.

As comemorações da décima edição contam com uma série de bate-papos online (disponíveis no canal da Mostra no Youtube), entre a curadora e artistas participantes do evento e convidados, além da circulação das obras do Coletivo Foi à Feira (SP e ES), Lenora de Barros (SP) e Rafael RG (SP). Além deles, também participam desta edição:  Camila Sposati (SP), Cinthia Marcelle (MG), Diran Castro (SP), a dupla Gabriel Scapinelli e Otávio Monteiro (SP), Luiza Crosman (RJ), Maré de Matos (MG) e Narciso Rosário (PI). 

A partir do dia 27 de agosto, é a vez dos usuários do metrô serem impactados com a instalação “Objeto Horizonte”, que vai ocupar o vão central da estação Sé do Metrô até o dia 27 de setembro. As mais de 300 mil pessoas que circulam por ali diariamente podem deixar gravadas suas mensagens de como seria a cidade do futuro de seus desejos.

A instalação sonora “O QUE OUVE” da artista Lenora de Barros chega à estação Alto do Ipiranga no dia 1º de setembro. Para participar da Mostra 3M, Lenora produziu performances vocais usando como ponto de partida a frase: “O mundo se transforma em função do lugar onde fixamos nossa atenção. Esse processo é aditivo e energético”, do músico John Cage. Em parceria com o compositor Cid Campos, durante seu período de isolamento, a artista usou diferentes sons e tons de voz na criação das mensagens-poemas acerca do tempo presente, que serão ressoadas por cinco caixas de som distribuídas na estação.

“A Mostra 3M de Arte é um dos projetos de artes visuais mais longevos no cenário nacional, e tem se consolidado como espaço para experimentação de artistas consagrados e lançamento de novos nomes no mercado artístico-cultural. A circulação da Mostra por parques e estações do metrô reforça ainda mais nossa proposta de formação de público da arte contemporânea”, afirma Fernanda Del Guerra, diretora da Elo 3, idealizadora e realizadora do evento.

Em outubro, a 10ª Mostra 3M de Arte migra para o Parque Portugal, conhecido como Parque Taquaral, em Campinas. Além da instalação “Objeto Horizonte”, o espaço recebe duas obras do artista Rafael RG:  “O Brilho da Liberdade Diante dos Seus Olhos” e “Astral”. A primeira - “O Brilho da Liberdade Diante dos Seus Olhos” -  é inspirada na biografia da abolicionista e ativista norte-americana Harriet Tubman - mulher negra que lutou pelo fim da escravidão nos EUA e fazia sua rota de fuga baseada na observação da  constelação da Estrela Norte. Em “Astral”, o artista apresenta uma intervenção sonora, que conta com a participação de astrólogos que fazem leituras astrológicas enquanto o visitante pode observar a projeção original. Os astrólogos convidados por RG fazem também um paralelo com a história de Tubman e trabalham com astrologias de povos originários e culturas afrodiaspóricas. 

Serviço 10ª Mostra 3M de Arte

Tema: “Lugar Comum: travessias e coletividades na cidade”

Curadoria: Camila Bechelany 

Locais e Datas: 

Parque Faria Lima (Guarulhos): “Objeto Horizonte”, do Coletivo Foi à Feira, até 19/08; 

Estação Sé do Metrô: “Objeto Horizonte”, do Coletivo Foi à Feira, de 27/08 a 27/09;

Estação Alto do Ipiranga: “O QUE OUVE”, de Lenora de Barros, de 01/09 a 27/09;

Parque Portugal - Taquaral - (Campinas): “Objeto Horizonte”, do Coletivo Foi à Feira, e as obras “O Brilho da Liberdade Diante dos Seus Olhos” e “Astral” de Rafael RG, de 01/10 a 30/10