Fórumcast, o podcast da Fórum
05 de setembro de 2019, 20h16

Nádia Campeão, vice de Haddad em SP, conta em livro experiência da esquerda em prefeituras

Nádia procurou fazer um balanço das principais experiências do campo progressista à frente de municípios, depois do fim da ditadura militar, em 1985, e com a redemocratização do país

Foto: César Ogata

O livro “Cidades Democráticas – A Experiência do PCdoB e da Esquerda em Prefeituras (1985-2018)” é o resultado de pesquisa que Nádia Campeão, vice-prefeita de São Paulo, na gestão de Fernando Haddad, fez para a Fundação Maurício Grabóis.

Ela analisou a atuação dos partidos progressistas na administração de importantes cidades brasileiras com a redemocratização do país, a partir de meados de década de 1980. Dirigente nacional do PCdoB, Nádia também foi secretária de Educação e de Esportes, Lazer e Recreação na prefeitura paulistana.

Se você curte o jornalismo da Fórum clique aqui. Em breve, você terá novidades que vão te colocar numa rede em que ninguém solta a mão de ninguém

Nádia procurou fazer um balanço das principais experiências da esquerda à frente de municípios, depois do fim da ditadura militar, em 1985, e com a redemocratização do país. Naquele ano, 201 municípios voltaram a ter eleições diretas às prefeituras.

Com isso, partidos e líderes do campo democrático-progressista tiveram a possibilidade de disputar e vencer eleições, transformar as administrações municipais, implantar ações e programas inovadores, qualificar a gestão de serviços, equipamentos e espaços públicos.

Ainda que em diferentes momentos e sob circunstâncias distintas, partidos do campo progressista (PT, PDT, PSB, PCdoB e, mais recentemente, o PSOL) tiveram numerosas experiências à frente do Poder Executivo Municipal.

Foto: Reprodução

Serviço

“Cidades Democráticas – A Experiência do PCdoB e da Esquerda em Prefeituras (1985-2018)”. Autora: Nádia Campeão. Editora: Anita Garibaldi | Fundação Maurício Grabóis. O lançamento será nesta sexta-feira (6), às 18h30, na Livraria da Editora Anita Garibaldi, à Rua Rego Freitas, 192, República, São Paulo.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum