Neil Young quer retirar obra do Spotify em represália a negacionismo da plataforma

O cantor tem mais de seis milhões de ouvintes na plataforma; ele protesta contra o podcast exclusivo ‘Joe Rogan Experience’, que, segundo ele, “dá palco a negacionistas”

Neil Young em Paradoxo. Foto: Divulgação
Escrito en CULTURA el

O cantor e compositor canadense Neil Young pediu para que sua editora retire toda a sua obra da plataforma de música por demanda Spotify. A razão foi por conta do podcast de Joe Rogan, o ‘Joe Rogan Experience’, que é o maior do mundo e exclusivo da plataforma.

O pedido foi revelado através de uma carta aberta do músico. “Vou fazer isso porque o Spotify está espalhando informações falsas sobre vacinas, o que causa potencialmente a morte daqueles que acreditam na desinformação disseminada pelo mesmo. Quero toda a minha música fora da plataforma”, escreveu.

Neil Young, de 76 anos, salientou o nome de Joe Rogan, e lembrou que o apresentador ajudou a espalhar informação falsa sobre o vírus e as vacinas, dando palco a negacionistas.

Ou um ou outro

O Spotify “pode ter o Rogan ou pode ter o Young, mas não pode ter ambos”, afirmou ainda Young. “Com 11 milhões de ouvintes por episódio, o ‘Joe Rogan Experience’ é o maior podcast do mundo, e tem uma influência tremenda. O Spotify tem a responsabilidade de travar a propagação de desinformação na sua plataforma”, disse o artista. 

Neil Young é um dos que assinou uma carta aberta ao Spotify, no mês passado, junto com outros 270 médicos, físicos e cientistas, que pedem à plataforma para que impeça Joe Rogan de continuar a espalhar informações falsas.

Novo álbum

Neil Young tem mais de seis milhões de ouvintes no Spotify. Ele acabou de lançar, em dezembro do ano passado, o álbum “Barn”, com a banda Crazy Horse.

Com informações do Sol